Escola da rede estadual é denunciada no MP por falta de estrutura sanitária e diretora rebate denunciante - VÍDEO

O Rondoniaovivo recebeu de forma anônima a cópia do protocolo da denúncia e teve acesso a fotos e vídeos feitos no interior da escola que apontam um ambiente completamente insalubre e com aspecto de abandono.

Escola da rede estadual é denunciada no MP por falta de estrutura sanitária e diretora rebate denunciante - VÍDEO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma denúncia anônima protocolada na Promotoria de Justiça de Infância e Juventude, no Ministério Público de Rondônia, na última de terça-feira (17) acusa a Escola de Ensino Fundamental Casa de Davi, localizada na Rua Salvador, Bairro Embratel, de falta de estrutura sanitária e higiene adequadas na instituição de ensino, o que estaria colocando a saúde dos alunos em risco.

O Rondoniaovivo recebeu de forma anônima a cópia do protocolo da denúncia e teve acesso a fotos e vídeos feitos no interior da escola que apontam um ambiente completamente insalubre e com aspecto de abandono. Banheiros extremamente sujos, um suposto esgoto a céu aberto no interior da escola, cozinha suja, uma horta construída próxima a uma caixa de sumidouro oferecendo risco de contaminação e um bebedouro com água imprópria para o consumos são algumas das supostas provas anexadas a denúncia.

A reportagem esteve na Escola Casa de Davi para apurar a denúncia e ouvir a diretora da instituição, Glaucia Proença, que há quatro anos está a frente da direção da escola. Segundo ela, as imagens teriam sido produzidas por um funcionário da própria escola, responsável pela limpeza da mesma.

“Ele está insatisfeito com o trabalho e quer ser transferido, porém não consegue. Desde então tenta prejudicar a escola que como vocês podem verificar em nada corresponde a essa denúncia. Os banheiros estão sujos porque estão em reforma, nosso depósito de mantimentos já recebeu elogios pela limpeza e organização, a cozinha só fica suja após ser servida a merenda dos alunos em seguida ela é toda lavada, o sumidouro próximo de onde ainda será a horta é do bebedouro das crianças e o que a princípio pode parecer um esgoto a céu aberto são essas poças de água que se acumulam com a chuva. Ele aproveita algumas oportunidades para criar essas situações. Aliás, ele é o responsável por manter tudo isso limpo, recebe para isso. O bebedouro, por exemplo, a responsabilidade de mantê-lo limpo é justamente dele”, declara a diretora.

Com cerca de 300 crianças matriculadas no local, a Escola de Davi recebe alunos do primeiro ao quinto ano. No período da noite, a diretora informa que a escola recebe turmas de alunos da Escola Brasília, que atualmente passa por reformas estruturais.

“O que a gente percebe é que mesmo em se tratando de alunos bem mais velhos, as turmas da noite sujam mais a escola. E de manhã é dever deste funcionário que provavelmente fez estas denúncias fazer a limpeza. É fácil fotografar a escola suja nessas condições e acusar a direção de falta de zelo”, desabafa Glaucia Proença.

A diretora confirma ainda que a Vigilância Sanitária esteve na escola há poucos dias e voltará para emitir um laudo assim que algumas providências forem tomadas. “Eles estiveram aqui e verificaram a ausência de uma tela em uma de nossas janelas. Nós já a instalamos e agora aguardamos a emissão do laudo que deverá sair em 15 dias. O mesmo ocorre com a Emater, que está nos ajudando na produção da horta da escola e também deverá emitir um parecer qualificando o local para o plantio das hortaliças logo em breve”, explicou.

A reportagem não constatou qualquer situação de insalubridade na instituição de ensino.

 

VÍDEO:

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS