O prefeito Mauro Nazif, recebeu na quinta-feira (15), no Palácio Tancredo Neves, o diretor da Confederação da Indústria (CNI), Sérgio Moreira, que atualmente responde pela gestão do Serviço Social da Indústria (Sesi/RO) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RO), o Superintendente Substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Danilo Curado e outras autoridades para discussão do projeto inicialmente denominado Centro de Inspiração e Tecnologia, idealizado pelo Sesi e Senai/RO.
A ideia do projeto de cunho educativo e social, é utilizar o espaço do galpão 2 do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), de forma que valorize o patrimônio histórico, incentivando a criação digital. De acordo com o representante da CNI, o local deverá ser equipado com máquinas de alta tecnologia, sem modificar a estrutura do espaço, atingindo principalmente a um público na faixa etária entre 12 a 20 anos. “Queremos capturar o tempo de ociosidade dos nossos jovens, para construção de comunidades de criação e produção de softwares, games, filmes, entre outros” explicou Sérgio Moreira que disse ainda que o centro avançado pretende premiar tais participantes, estimulando ainda mais aos envolvidos. O projeto será aberto a todas as classes sociais, sem distinção de idade, disponibilizando mentores para uma capacitação de educação livre, fora dos moldes comuns. “Será uma espécie de comunidade virtual, um point de conectados”, brincou Sérgio.
Diante do uso do patrimônio, o Iphan foi consultado sobre as possibilidades. O superintendente explicou que é possível disponibilizar o espaço sem alterar as características padrões. “Achamos interessante pelo lado educativo e também porque o uso automaticamente gera uma manutenção maior e melhor. Esta é a primeira proposta concreta para o espaço, recebemos com bons olhos, mas precisamos atender as limitações de preservação do galpão, com intervenções restritas”, frisou Danilo.
Após toda a apresentação, o prefeito demonstrou-se contente com a possibilidade de firmar uma parceria com o Sesi, Senai e Iphan, em prol da população de Porto Velho. “Este é um projeto importante, que busca qualidade na revitalização da EFMM, levando educação e inclusão digital aos nossos jovens. A nossa administração já tem trabalhado em outras ações, com o mesmo objetivo e esta parceria vem a somar aos nossos ideais em busca de uma cidade melhor”, completou o prefeito Mauro Nazif.