Crea Rondônia realiza o 8º Congresso Estadual de Profissionais em Porto Velho

Crea Rondônia realiza o 8º Congresso Estadual de Profissionais em Porto Velho

Crea Rondônia realiza o 8º Congresso Estadual de Profissionais em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Promovido na última semana pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Crea-RO), o 8º Congresso Estadual de Profissionais, encerrou-se no último sábado (06/07) com a eleição dos sete delegados que representarão o Conselho, no 8º Congresso Nacional de Profissionais (8º CNP), que será realizado no mês de Setembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (70ª SOEA). Foram dois dias de palestras, debates e discussões em torno do tema central “Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional” e dos eixos temáticos: Exercício Profissional, Inserção Internacional, ‘Integração Profissional e Social” Formação Profissional” e Organização do Sistema.
A abertura do Congresso foi realizada na última quinta-feira (04/07), no auditório da Uniron (Porto Velho Shopping) e contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, do coordenador do 8º CEP, engenheiro Carlos Trajano, da presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), Márcia Luna, entre outras autoridades presentes, profissionais e estudantes das áreas do Sistema Confea/Crea e Mútua, imprensa e convidados.
A primeira palestra teve como tema Inserção Internacional e foi ministrada pelo engenheiro da computação, Henrique Gaspar Nogueira, onde abordou sobre os principais desafios e oportunidades de inserção profissional no mercado internacional. “O principal desafio é a falta de informação. Essa palestra tem como objetivo informar sobre como o profissional pode dar continuidade aos estudos fora do Brasil. É preciso saber que o governo brasileiro oferece um suporte para aquele que deseja ter uma formação fora do país”, disse Gabriel. O segundo painel temático teve como palestrante o prefeito de Ji-Paraná, o Engenheiro Civil Jesualdo Pires, que falou sobre “Integração Profissional e Social”.
As palestras aconteceram no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado de Rondônia (Sinduscon). No período da tarde, o Engenheiro Agrônomo e chefe geral de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO), César Augusto Domingues Teixeira, falou sobre a atuação dos profissionais ligados ao Crea dentro da Embrapa abordando o tema “Formação Profissional”. Segundo ele, os profissionais do Crea têm grande responsabilidade, nos diferentes níveis, deste processo. “É necessário maior articulação junto ao nível de decisão política. A Embrapa atua há 40 anos no Estado e conta com 39 profissionais ligados diretamente ao Crea, na produção de café, de grãos, de manejo florestal e outras áreas. Nesse período que a Embrapa vem atuando no estado, Rondônia deixou uma realidade extrativista para se tornar um polo ativo da agricultura brasileira. A Embrapa têm um papel muito importante para o desenvolvimento da agronomia”, finalizou Teixeira.
Apresentação das propostas
No terceiro e último dia do Congresso (06/07) foi realizada a votação para escolher as 20 propostas que serão encaminhadas para o 8º CNP, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Eleição dos delegados
Outro objetivo do 8º CEP é eleger os delegados estaduais. O papel do delegado é o de atuar de acordo com a política do Crea-RO e defender as propostas aprovadas no 8º CEP na etapa nacional do Congresso. Os três delegados eleitos com mandatos são: o Geógrafo Eliomar Pereira; Engenheiro Civil Eudes Fróes e o Engenheiro Florestal, Joel Magalhães. Os quatro delegados sem mandatos são: Neemias Machado Barbosa; Inaldo de Melo Gomes, Vaneide Pimenta de Almeida e Luis Cláudio de Oliveira Ramos.
O 8º CEP é realizado em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e com a Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS