PAINEL POLÍTICO - PSD ATRAI POLÍTICOS MAS ELES PODEM PERDER MANDATO - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - PSD ATRAI POLÍTICOS MAS ELES PODEM PERDER MANDATO - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - PSD ATRAI POLÍTICOS MAS ELES PODEM PERDER MANDATO - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Nova legenda
Jesualdo Pires negou que vá ingressar no PSD, a legenda criada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que passou a existir nesta quarta-feira. O deputado, filiado ao PSB, disse que “vai continuar onde está”. Quem deve migrar para a nova legenda é Jaques Testoni e Adelino Follador. Moreira Mendes deve presidir o partido no Estado. Lindomar Garçom também anda paquerando a possibilidade, mas não confirmou essa mudança.
 Mas
Os deputados que se transferirem para o PSD ainda correm o risco de perderem seus mandatos. Na última terça-feira (12) o PPS de Moreira Mendes - que corre risco de perder sete de seus 12 parlamentares na Câmara - entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para retomar as vagas daqueles que se transferirem para o partido de Kassab. O ministro Joaquim Barbosa julgará o recurso.
Mudanças
A ex-deputada e ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão pode ser a nova secretaria de Educação do Estado. A indicação partiu do senador Valdir Raupp. Mas ela encontra pela frente uma grande resistência por parte do próprio governador Confúcio Moura. Durante as convenções do PMDB para a escolha dos candidatos, Sueli “bateu pesado” em Confúcio, já que ela que queria ter sido escolhida.
Agricultura
Edson Martins deve ir para a secretaria de Agricultura. Por mais que a companheirada esperneie, essa decisão já foi tomada. O cargo é político e dificilmente o PMDB manterá uma secretaria importante como a agricultura nas mãos do PT, que contribuiu pouco ou quase nada para a eleição de Confúcio. Além disso, Raupp não quer.
Abrindo
A ida de Edson Martins para a Seagri abre uma vaga na Assembleia que deverá ser ocupada por Edvaldo Soares (Ji-Paraná).
Revertendo
Apesar de já estar praticamente confirmado, Williames Pimentel ainda não é secretário de Saúde e pode nem ser. O governador Confúcio Moura anda matutando essa possibilidade, já que a aceitação tanto de Pimentel como de Sueli podem lhe deixar em uma situação delicada, uma vez que ficaria refém de Valdir Raupp. Pelo visto, decisão mesmo só na semana que vem.
Chegando
Marcos Donadon deve tomar posse no cargo de deputado estadual ainda esta semana. À priori quem sai é Davi Erse, mas esse cenário pode mudar caso o STF derrube a liminar do ministro Marco Aurélio de Mello que determinou a contagem de todos os votos dos candidatos que tiveram seus registros indeferidos. A tendência é que essa liminar caia e se isso acontecer, a vida de alguns vai mudar.
Berlinda
Com esse novo cenário, Maurão de Carvalho e Flávio Lemos podem ficar em uma situação delicada. De qualquer forma é preciso aguardar a recontagem dos votos. Em um caso específico, o de Carlinhos Camurça, os votos possivelmente serão anulados. Ele concorreu sub-júdice e perdeu o prazo do recurso, o que inviabiliza, em tese, a validade de seus votos.
Caindo
Se a tese de Marco Aurélio for derrubada, os 24 mil votos de Daniela Amorim, por exemplo, deixarão de ser computados e isso altera o cenário em Brasília. Lindomar Garçom pode ficar fora e o PMDB faria mais um. Aqui na Assembleia também podem ocorrer mudanças. Na próxima coluna, mais detalhes.
Nova direção
Wagner Souza “Bocão” é o novo presidente municipal do DEM. Ele foi escolhido nesta quarta-feira em reunião do partido em Porto Velho.
Laudo
O jornalista Paulo Queiroz sofreu um infarto fulminante em seu escritório. Essa foi a conclusão que chegou o IML após o exame no corpo. De acordo com o lado, que ainda não foi liberado, o jornalista não teve tempo de tomar seu medicamento. No celular de Paulo Queiroz as últimas ligações registradas foram para o senador Valdir Raupp e seu assessor, Robson Oliveira. Com isso, fica descartada a hipótese de suicídio que chegou a ser ventilada na época de sua morte.
De olho
O médico Macário Barros anda pensando seriamente na possibilidade de vir a ser candidato a vereador em 2012. Outro médico que anda pensando em entrar na política é Eudes Kang Tourinho, ele anda sendo sondado por um grupo de portovelhenses “nativos”.
Vaidade
Carla Mitsue Ito, secretária-adjunta da Administração anda se desentendendo com a titular, Vera Lúcia Paixão. Carla estaria de olho na possibilidade de Vera Lúcia “rodar” do cargo. A incapacidade administrativa do governo de Confúcio Moura está diretamente relacionada com a incapacidade que o governador tem de nomear seus assessores. Nunca na história política desse Estado os adjuntos criaram tanta confusão.
Traquinagem
Falando em adjunto, um deles, de uma secretaria importante anda de olho em um imóvel que está sendo locado pelo governo e deverá ser usado esporadicamente como base para consultores e assessores. Esse adjunto “traquina” que deverá ficar responsável pela chave do apartamento, já pensa em levar algumas namoradas ao local. É por essas e por outras que a imagem do governo termina ficando manchada. Pura molecagem.
IDERO
E o Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia – IDERO – realiza na próxima sexta-feira em Vilhena o Primeiro Encontro de Direito Eleitoral de Vilhena. PAINEL POLÍTICO estará presente, transmitindo o evento ao vivo pela internet. Já confirmaram presença o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cássio Guedes, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, além de advogados, desembargadores e magistrados.
Acidente
A desembargadora Zelite Andrade Carneiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, sofreu um acidente na noite de terça-feira (12), por volta das 23h40, na avenida Calama, no cruzamento com a rua Elias Gorayeb, zona Norte de Porto Velho. Ela trafegava pela avenida Calama com seu veículo, Hyundai, sentido bairro/centro, quando colidiu com Honda Fit, que era conduzido por Rodrigo P. G. S. (23 anos). Com o impacto o Honda perdeu o controle da direção, bateu em uma cerca de balaústre e um portão de ferro. Zelite foi socorrida no Hospital 9 de Julho e o condutor do outro veículo optou por procurar um médico posteriormente. Ela está bem e está trabalhando normalmente.
Medalhas
Mauro Nazif, deputado federal, recebeu recentemente uma homenagem da Polícia Federal por nunca ter sido processado nem investigado criminalmente em 20 anos de vida pública. Também recebeu uma homenagem por nunca ter respondido nenhuma ação administrativa em seus 25 anos atuando como médico.
Registro
Faleceu na madrugada de segunda para terça feira o marido da ex-vice governadora Odaísa Fernandes, José Timóteo Ferreira, de complicações cardíacas.
Álcool e memória
O consumo de álcool foi ligado a uma área do cérebro ligado a memória, revelou um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Embora seja prejudicial em momentos que a pessoa tenta lembrar informações simples, ele age no subconsciente, o que fez com os pesquisadores associassem o vício em álcool, e em outras substâncias como a heroína e cocaína, a um distúrbio de aprendizagem e memória. Um importante dado demonstrado neste estudo, publicado no The Journal of Neuroscience, é que os alcoólatras não são viciados na bebida por causa da sensação de prazer ou alívio que sentem pelo consumo de álcool. Eles são viciados em uma série de fatores ligados ao consumo, que dizem respeito, por exemplo, ao ambiente e ao comportamento que são reforçados quando o álcool ativa a liberação de dopamina no cérebro. "As pessoas costumam pensar que a dopamina é um transmissor da felicidade ou do prazer, mas ele é um transmissor de aprendizagem", disse o neurologista Hitoshi Morikwa, que integra o grupo de pesquisadores. "Ela fortalece as sinapses que são ativadas quando a dopamina é liberada". Neste caso, o álcool surpreende o sistema dopaminérgico e informa que ao cérebro que o que está sendo feito, beber, é algo para ser lembrado e por consequência repetido.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS