VIAJANDÃO - Em meio ao caos na saúde e acusação de superfaturamento, Roberto Sobrinho passeia na Europa

Quando voltar, o prefeito do PT terá que explicar o superfaturamento de preços de materiais de construção e cumprir uma missão delegada pelo governador Confúcio Moura. CUIDAR DA SAÚDE DE PORTO VELHO

VIAJANDÃO - Em meio ao caos na saúde e acusação de superfaturamento, Roberto Sobrinho passeia na Europa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), está completamente alheio à crise no setor de saúde no município, que, segundo os especialistas, teria a incumbência de construir um pronto socorro municipal para desafogar o Hospital João Paulo II. O prefeito petista também não se pronunciou – nem mandou sua assessoria se pronunciar – sobre o escândalo de superfaturamento de preços de materiais para obras detectado pelo Tribunal de Contas de Rondônia.
Roberto Sobrinho e a primeira dama do município estão de férias na Europa, segundo informações da Prefeitura. O prefeito está na Itália, possivelmente visitando cidades como Roma, Veneza, Florença e Alexandria, entre outras, onde poderá conhecer atrações turísticas como o Castelo Sforzesco, o Palazzo Corsini allá Lungara, o Muzseo nazionale del Risorgimento italiano, a Villa Durazzo –Pallavicini, além de muitos outros locais históricos da Itália, não esquecendo de dar uma esticada nas praia do Mediterrâneo, como San Lorenzo a Marzamemi e também a de Verdicari – ambas, segundo os experts no assunto, de “areia finíssima e de cor clara, limpa e com água do mar de cor azul e límpida”.
SUPERFATURAMENTO Quando voltar ao Brasil o prefeito de Porto Velho deve enfrentar alguns embaraços e aborrecimentos. É que ele e seu secretário de Administração, Joelcimar Sampaio da Silva, estão sendo acusados de envolvimento num escândalo de superfaturamento de preços de materiais para obras no município.
O Tribunal de Contas do Estado constatou a existência de indícios de danos aos cofres públicos no valor de R$ 87.534,50 praticados pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), em razão de superfaturamento nas aquisições provenientes do registro de preços 001/06 (manilhas, tampas de caixa de passagem, meio-fio e sarjeta).
O conselheiro Edilson Silva, relator do processo no TCE, determinou que Roberto Sobrinho seja notificado a se defender, no prazo de 45 dias, para garantir que seja exercida a ampla defesa e o contraditório.
CAOS NA SAÚDE
De féria na Europa, Roberto Sobrinho não teve que se encontrar com a equipe enviada pelo Governo Federal a Porto Velho e a outros municípios rondonienses para fazer uma avaliação do setor de saúde a fim de que sejam tomadas medidas emergenciais.
No entanto, sem consultar Roberto Sobrinho, o governador Confúcio Moura resolveu delegar ao prefeito de Porto Velho algumas atribuições na saúde para tentar debelar a crise no setor.
É uma missão simples, mas não se sabe se o prefeito está disposto a cumpri-las. Confúcio, como sempre, passou a missão pelo seu blog, e esta, em resumo, consiste no seguinte: “SAMD - Serviço de Atendimento Médico Domiciliar - trata-se de um serviço médico para atendimento domiciliar, municipio de Porto Velho, criado inicialmente pelo Estado para cuidar de pacientes que estejam internados no Pronto Socorro e que tem condições de serem cuidados em casa. Este modelo foi criado em Brasília no Hospital de Sobradinho devido a superlotação do Hospital e que foi crescendo e hoje é grande e organizado. Por se tratar somente do Município de Porto Velho deverá ser trabalhado e assumido pelo município com a cooperação do Estado. Enfim, visa a prestar atendimento personalizado, humanizado, com a família como base para ser o cuidador principal. A equipe é multidisciplinar e além de cuidados paliativos tem condições de cumprir a prescrição médica”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS