Aconteceu na manhã de hoje, 26, em frente ao 1º Batalhão de Polícia Militar, em Porto Velho, solenidade para comemorar os 35 anos da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Na solenidade a coronel PM Angelina dos Santos Correia Ramires, Comandante Geral da Instituição, outorgou Medalhas Mérito Forte do Príncipe da Beira a autoridades civis e militares pelos relevantes serviços prestados a Corporação. O governador João Cahulla, presidiu a cerimônia que teve a presença do general de Brigada Artur Costa Moura, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
“Uma Polícia de referência em nível nacional”, destacou o governador João Cahulla em sua fala. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, a Polícia Militar de Rondônia superou, e se apresenta capacitada para atender aos anseios da sociedade. Para o governador a PM avançou muito nos últimos oito anos com a contratação de novos policiais militares; oficiais e praças, Cursos de Formação de Soldado e Oficiais além da terceirização da frota da PM que deu um grande salto no pronto atendimento às comunidades em todo Estado.
Para a coronel PM Angelina, comandante Geral da Polícia Militar desde sua criação a Corporação pode experimentar grandes avanços e hoje está preparada para atender as necessidades contemporâneas de segurança pública. “Estabelecemos um marco legal, promovendo um saneamento administrativo de correção de atos e procedimentos e de revisão das normas afetas à Polícia Militar”.
Dos muitos feitos administrativos e operacionais ela destacou também o diálogo com a sociedade através das bases de policiamento comunitário, do PROERD e do JCC, onde estamos junto com os cidadãos construindo um modelo de segurança pública, pautado na confiança, na mútua responsabilidade e no atendimento de cada comunidade de acordo com suas necessidades e características.
Sobre as Medalhas outorgadas a coronel Angelina enalteceu aos colaboradores, civis e militares, que desinteressadamente contribuíram com a Polícia Militar, e de forma gratuita e voluntariosa sempre se dispuseram a nos ajudar, ultrapassando o dever funcional e demonstrando consideração e apreço especial com a Corporação.
Criação da PM
A Polícia Militar do Estado de Rondônia foi criada em 26 de novembro de 1975, após a extinção da Guarda Territorial, pela Lei 6.270 e regulamentada pelo Decreto Federal 79.1087, com a finalidade de executar com exclusividade o policiamento ostensivo, assegurar a manutenção da Ordem, o cumprimento da Lei e o exercício dos poderes constituídos no âmbito do então Território Federal de Rondonia.
Atualmente desenvolve suas atividades operacionais no âmbito do Estado de Rondônia através do rádio patrulhamento, policiamento de guarda, de trânsito, ambiental, de choque, operações especiais e rodoviário estadual. A Corporação conta hoje com um efetivo de 5.010 policiais militares distribuídos nos 52 municípios de nosso Estado. A partir de dezembro, receberá novos 753 policiais militares recém formados nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
Medalha Forte do Príncipe da Beira
A Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira, mais alta comenda da Polícia Militar de Rondônia foi criada em 22 de agosto de 1978, é destinada distinguir e galardoar, anualmente personalidades e Instituições, Civis e Militares, que tenham prestado relevantes serviços a Corporação e tem a sua entrega durante as comemorações de aniversário da PM. A coronel PM Angelina, acolhendo proposta da Comissão da Medalha, resolveu Outorgar a Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira as seguintes personalidades civis:
Guilherme Erse Moreira Mendes, Secretário Chefe da Casa Civil, Moacir Caetano de Sant’Ana, Secretário de Estado de Administração, Luiz Alberto Goebel, Deputado Estadual, Edilson de Sousa Silva, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, Procuradora Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Ademir José de Sá, promotor de Justiça Diretor do CAEX, Ivanildo de Oliveira, Procurador Gera de Justiça, Mauro Adilson Tomal, Promotor da 13ª promotoria de Justiça.
Pedro Wagner Almeida Pereira Junior, promotor da 20ª Promotoria de Justiça, Antônio Carlos dos Reis, Secretário Adjunto da SESDEC, Túlio Anderson Rodrigues da Costa, Diretor Geral da Polícia Civil, Juscelino Moraes do Amaral, Grão-Mestre GLOMARON, Mauro José de Souza, da Secretaria de Administração, José Lúcio Cavalcante Albuquerque, jornalista e presidente da Academia Rondoniense de Letras, Manuel Salustiano Ferreira de Melo e Huziel Trajano Diniz, da Assembleia Legislativa e as servidoras civis da Polícia Militar Marizete Pereira dos Reis e Auzira Duarte dos Santos.
Personalidades Militares
General de Brigada Artur Costa Moura, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e o capitão-de-corveta Ubirajara Luberiaga Júnior, Delegado Fluvial de Porto Velho.
Policiais Militares
A Comandante Geral resolveu outorgar a Medalha Forte do Príncipe da Beira a 167 policiais militares.