A parceria Sistema FIERO, Sindivest/RO e do SENAI/RO e a participação de 23 empresas da área têxtil de seis municípios do Estado de Rondônia resultou na realização do FEIRON Fashion 2010 programação inédita onde aconteceu o desfile de lançamento da coleção da moda rondoniense Alto Verão 2011.
O evento, considerado um dos momentos mais aguardados da última noite da Feira, aconteceu na noite de sábado, 13 de novembro, encerrando em grande estilo a 4ª edição da Feira Internacional da Indústria de Rondônia FEIRON 2010.
A presidente do Sindivest, Helena Aparecida Mourão destacou em seu discurso, antes do início do desfile, “que belas moças e rapazes mostrarão dentro de instantes um vestuário inovador desenvolvido tendo em vista tendências e estilos aproveitando a leveza das cores, tons e formas”. Ela disse ainda que “a 1ª FEIRON Fashion é um reconhecimento ao trabalho incansável dos empresários do setor, que para encerrar e abrilhantar a FEIRON 2010 nos apresentando coleções de suas autorias, baseadas em temas regionais”.
Aparecida finalizou afirmando que “acreditamos no potencial da indústria têxtil rondoniense. Nossos empresários merecem nossos parabéns por aceitar a iniciativa e por nos presentear com este evento repleto de cores, alegria e grandes expectativas”.
Pelo menos três horas antes do desfile acontecer, a produção do evento já estava a postos. Nos bastidores, entra e sai de modelos, maquiadores, troca de roupas, penteados, e muita emoção marcaram os momentos que antecederam o início do desfile. O cenário estava pronto desde cedo e o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú ali esteve para conferir e ficou muito satisfeito ao ver o palco onde os modelos iriam desfilar – trilhos de trem estilizados e ao fundo uma locomotiva, símbolos que remetem a história de Rondônia e da região Norte.
Com todas as cadeiras tomadas pelo público, às 20 horas em ponto o desfile começou arrancando aplausos entusiasmados. Enquanto isso, cinegrafistas e fotógrafos se acotovelavam para conseguir o ângulo certo para a melhor foto. Efeitos de luzes, fumaça e música eletrônica marcaram os passos das moças e rapazes que desfilaram durante duas horas. Da passarela eles ainda passavam entre os estandes oferecendo um belo espetáculo para os visitantes pegos de surpresa.
O desfile contou com quatro linhas: Uniformes profissionais, langerier, alta costura e modinha, incluindo moda fitness e moda praia. Seis empresas de Porto Velho participaram do evento tendo como foco a linha de uniformes profissionais, como a Big Mar, Leka, entre outras.
A coordenadora da FEIRON Fashion, Antonia Amaral ressaltou que o objetivo do desfile foi fomentar a indústria do vestuário de Rondônia, desenvolver a coleção do Estado, e mostrar o potencial do segmento. Antonia destacou também o papel da estilista de moda, Phaedra Brasil, que desenvolveu a coleção junto com as empresas. Ela fez uma consultoria orientando desde a cartela de cores, tendências. Já o SENAI e do Sindivest apoiaram por meio da logística e organização para que o evento acontecesse.
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú fez questão de frisar a importância do desfile para o segmento do vestuário no Estado. “É com grande satisfação que assistimos a este momento histórico para a área têxtil rondoniense, por meio deste evento que encerrou em grande estilo a FEIRON 2010. Pudemos constatar que o público adorou o desfile, a coleção, o cenário. Ouvi as pessoas comentando e isso é realmente gratificante. Gostaria de parabenizar a estas empresas que acreditaram na iniciativa, mostraram criatividade, organização e entusiasmo. A nossa população teve a oportunidade de assistir a um desfile que não deixa nada a desejar aos realizados no Rio de Janeiro ou São Paulo. Pudemos constatar que o segmento desponta com vigor”.
Baú disse ainda que “constam em nossos dados que, são mais de 130 indústrias da confecção em Rondônia. Temos produção de qualidade e os nossos empresários, com visão de futuro, estão elevando à moda de Rondônia às tendências mundiais”.