“Projeto Vira Vida mudará o futuro de muitos jovens” afirmou presidente do Conselho Nacional do SESI durante reunião na FIERO

“Projeto Vira Vida mudará o futuro de muitos jovens” afirmou presidente do Conselho Nacional do SESI durante reunião na FIERO

“Projeto Vira Vida mudará o futuro de muitos jovens” afirmou presidente do Conselho Nacional do SESI durante reunião na FIERO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Proposto pelo Conselho Nacional do SESI, em consonância com as diretrizes da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, este Projeto talvez seja uma das mais efetivas formas de gerar sinergia entre os parceiros do Sistema ‘S’, que inclui SENAI, SENAC, SESC, SEBRAE, SEST e SENAT. 
 
De acordo com o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli “Toda esta união de esforços visa o enfrentamento do problema social com ações capazes de reduzir diminuir o poder dos aliciadores e reduzir a criminalidade que reveste e mantém as redes de exploração sexual – que inclui furtos, tráfico de drogas, pornografia”, frisou.
 
Com o objetivo de apresentar o Projeto de Profissionalização para jovens em situação de exploração sexual, Meneguelli está em Porto Velho desde ontem, 19 de julho, cumprindo agenda de reuniões com representantes do governo estadual e municipal. Como parte de sua agenda, Meneguelli esteve reunido com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú e a superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela. Durante o encontro o presidente Nacional do SESI falou sobre o Projeto, que em suas palavras – “vai mudar o futuro de muitos jovens no país”.
 
O Projeto Vira Vida será permanente e atenderá 100 crianças por vez. “Nosso objetivo é capacitar profissionalmente estes meninos e meninas em risco ou vitimadas pela exploração sexual. Eles farão cursos com duração de 9 a 12 meses, terão ajuda de custo no valor de um salário mínimo, sendo que todos os meses serão depositados deste salário a quantia de R$ 100 reais como uma poupança, que cada aluno poderá resgatar ao final do curso” afirmou o presidente do Conselho Nacional do SESI.
 
O Projeto Piloto está sendo desenvolvido em quatro capitais — Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Belém (PA) — com a meta de profissionalização e colocação de 400 jovens no mercado de trabalho, sendo 100 em cada capital. A implantação do projeto nos Estados está sendo conduzida por meio dos Departamentos Regionais do SESI/SENAI, SESC/SENAC, com o apoio do SEBRAE. Estes têm a atribuição de articular parcerias locais, seja com órgãos de governo ou organizações não governamentais.
 
Outros assuntos também foram abordados durante a reunião na FIERO. A superintendente do SESI falou sobre as caravanas empresariais que o presidente Denis Baú vem empreendendo visitando empresas e indústrias da capital e do interior. “As visitas visam estreitar os laços com o empresariado e ao mesmo tempo trabalhar junto às indústrias para melhorar a qualidade de vida do trabalhador”.
 
Baú ressaltou que isso está acontecendo graças às ações que o SESI realiza por meio das áreas da saúde, com as unidades móveis odontológicas e oftalmológicas, lazer, educação, cultura e responsabilidade social. “As unidades móveis têm efetuado cerca de 10 atendimentos por dia nas empresas, sem que o colaborador precise se deslocar de seu local de trabalho. Este diferencial tem sido um fato significativo para manter a fidelização do colaborador”, explicou. Baú afirmou que a FIERO está engajada para implantação do Projeto em Rondônia e contribuirá para o seu sucesso.
 
Na ocasião, Meneguelli afirmou a necessidade da realização de ações simultâneas, na cidade e no interior por meio das unidades móveis. “Temos recursos financeiros que possibilite a implantação de um esquema nacional. Não adianta esperarmos pelo Estado, pois nós podemos ajudar, podemos fazer estas ações voltadas para o resgate da cidadania da população”.
 
Após a reunião, que contou ainda com a presença do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, da chefe de gabinete do presidente do Conselho Nacional do SESI, Neuma Lopes e do assessor operacional do Conselho, Marcos Gomes, a superintendente do SESI fez questão de apresentar sua equipe para o presidente Meneguelli, que falou sobre o Vira Vida e pediu a colaboração de todos. Em nome dos colaboradores, a coordenadora estratégica da Educação, Zaira Wanderley agradeceu a visita e parabenizou Meneguelli pelo Projeto.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS