ENTREVISTA - Jornalista Celso Gomes fala sobre Combrascom, Ficha Limpa e trabalho na comunicação entre os assessores de justiça

Em uma entrevista ele falou sobre a ultima edição do Combrascom realizado em Porto Velho, também falou sobre a importância da aproximação comunicacional dos órgãos de justiça com a população e sobre o projeto de lei ficha limpa...

ENTREVISTA - Jornalista Celso Gomes fala sobre Combrascom, Ficha Limpa e trabalho na comunicação entre os assessores de justiça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O princípio da comunicação é sempre manter ativos os processos de relações comunicacionais. Nesse aspecto o TRT/RO (Tribunal Regional do Trabalho) vem se destacando nacionalmente por suas iniciativas sempre inovadoras.
 
A frente desse trabalho vem o assessor de comunicação, Celso Gomes, jornalista, natural de Santa Catarina,  morador de Porto Velho há mais de 20 anos. Celso trabalha há nove anos na assessoria de comunicação do TRT/RO, formado em comunicação social e direito, ele possui um extenso currículo acadêmico que o coloca entre os mais qualificados assessores de comunicação do país.
 
Mas, os trabalhos de Celso Gomes não se limitam apenas ao estado de Rondônia, ele coordenou e presidiu por três vezes o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Combrascom), além de ser Membro fundador e ex-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça – FNCJ, biênio 2005/2006, entidade sem fins lucrativos que congrega os Assessores de Comunicação Social do Poder Judiciário e Ministério Público de todo Brasil.
 
Em uma entrevista ele falou sobre a ultima edição do Combrascom realizado em Porto Velho, também falou sobre a importância da aproximação comunicacional dos órgãos de justiça com a população e sobre o projeto de lei ficha limpa.
 
Rondoniaovivo: Como foi que você teve a idéia de trazer para Porto Velho um projeto da importância do Combrascom?
 
Celso Gomes: Eu já havia presidido o Combrascom em 2005 na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, e no ano de 2006 na cidade de Porto Alegre estado do Rio Grande do Sul. Esse ano após muito trabalho conseguimos trazer o congresso para Porto Velho.
 
Rondoniaovivo: Qual foi a resposta que você sentiu que os assessores de todo país tiveram do congresso e de Rondônia?
 
Celso Gomes: Eu acredito que foi positiva, porém acho mais interessante você falar com um assessor de outro estado para que ele fale de um ponto de vista diferente do nosso, que estamos aqui na capital.
 
Nesse momento, Celso Gomes pega o celular e liga para o assessor de comunicação do TRT do estado de Santa Catarina, Vanderlei Luiz Ricken, e logo após ele atender, Celso passa o telefone para o repórter do Rondoniaovivo.
 
Rondoniaovivo: Vanderlei, como foi para você o Combrascom 2010 e quais suas avaliações e considerações sobre a cidade de Porto Velho?
 
Vanderlei Ricken: O Combrascom 2010 foi de muita relevância para todos os assessores de comunicação da justiça, percebemos que a cada edição o congresso vem aumentando seu poder de influência e representatividade no cenário nacional, criamos resoluções e definimos vários pontos de discussão. Sobre Porto Velho, conhecemos uma cidade que vive em uma situação singular as outras, pelo rápido processo de crescimento que ela passa pela construção das usinas do madeira.
 
Rondoniaovivo: Vanderlei, qual a imagem que a assessoria de comunicação do TRT Rondônia tem em aspecto nacional?
 
Vanderlei Ricken: O TRT/RO tem respeito em todo o país, muito disso vem do pioneirismo que o Celso Gomes realiza. Ele sempre toma a frente no que diz respeito a comunicação de justiça e novas midías sociais.
 
Após essas considerações, encerro a ligação e volto à entrevista com Celso Gomes, que ainda se despede de seu companheiro de trabalho.
 
Rondoniaovivo: Quais os pontos mais importantes do Combrascom 2010?
 
Celso Gomes: Aconteceram vários momentos nessa edição do Combrascom, porém posso destacar dois pontos, o primeiro foi a vinda do Diretor de Políticas Publicas e Relações Governamentais do Google Brasil, Ivo Corrêa, que passou varias informações sobre o processo de comunicação, o segundo ponto foi a inclusão de varias vertentes das redes sociais de comunicação, um exemplo foi a participação do ETC (Twitteiros Culturais) de Rondônia, que também, realizaram amplos debates sobre.
 
Rondoniaovivo: Quais são os trabalhos do TRT de Rondônia para manter a população informada sobre os trabalhos do tribunal?
 
Celso Gomes: Trabalhamos diariamente no sentido de aproximar a comunidade do tribunal, um dos nossos carros chefes é o programa de televisão que exibimos no sinal aberto, inclusive foi um dos primeiros programas de televisão local de uma regional do TRT.
 
Rondoniaovivo: Você é um profissional que trabalha diretamente com os tramites do judiciário, como você assimila a lei da Ficha Limpa para os candidatos a cargos políticos no Brasil?
 
Celso Gomes: Acredito que esse projeto já devia existir há muito tempo, isso é o mínimo que temos que cobrar de uma pessoa que deseja um cargo público e que se propõem a representar a sociedade.
 
Rondoniaovivo: Você acredita que agora irá acontecer uma mudança real nos candidatos nessa eleição?
 
Celso Gomes: Com certeza, agora posso afirmar que pessoas de bem entrarão no processo eleitoral, pois o nivelamento será por cima. Qualquer empresa, ou órgão público para contratar um funcionário pede a ficha dele, a sociedade está correta em exigir que a mesma condição seja colocada aqueles que pleiteiam nos representar.
 
No final da entrevista, muito bem humorado, ainda conversou informalmente com a equipe de reportagem assuntos típicos de jornalistas quando se juntam, logo depois se despediu. Porém ainda ressaltou que mais informações sobre o trabalho desenvolvido por ele estão no blogdocelsogomes.blogspot.com ou no twitter.com/_celsogomes_ outro contato direto com o jornalista pode ser feito através do e-mail celsopvh@gmail.com.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS