No Dia Mundial sem Tabagismo, hoje, 31 de maio, policiais militares femininas participaram no auditório do Quartel do Comando Geral, da Polícia Militar, em Porto Velho, das 8 horas às 9h30, de uma palestra ministrada pela psicóloga Dionéia Martins Marinho, da Secretaria de Estado da Saúde, abordando o tema. Esta é uma das estratégias de prevenção ao tabagismo desenvolvida em todo o mundo.
De acordo com pesquisas da OMS – Organização Mundial de Saúde, as mulheres representam cerca de 20% dos fumantes no mundo, representando mais de um bilhão de fumantes, por isso, o tema mundial: Tabaco e Gênero – com ênfase a saúde da mulher.
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, desenvolve através do programa Estadual de Controle de Tabagismo, tem desenvolvido um conjunto de ações que tem como objetivo geral, reduzir a prevalência de fumantes e a conseqüente morbi-mortalidade relacionada ao consumo de tabaco.
Folder
Durante a palestra foi distribuído um conjunto de orientações de como parar de fumar. Rondônia sem Fumo – programa de controle de tabagismo de Rondônia, apresenta os motivos do comportamental ou de hábito, psicológica ou emocional, física e dicas importantes para resistir ao desejo de fumar.