Li hoje a reportagem sobre a obra para recuperar o prédio da antiga câmara de vereadores de Porto Velho. Sou professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniron, trabalhando nas disciplinas ligadas ao Patrimônio Histórico. Fico com receio quando leio algo ligado aos edifícios históricos de Porto Velho, pois lembro do que fizeram com o Mercado Cultural (demoliram e depois fizeram uma réplica).
Como sequência da reportagem, gostaria que houvesse uma apresentação da proposta de projeto para a sociedade, para que não fossemos surpreendidos com algo semelhante ao que foi feito no Mercado.
Li na reportagem que querem recurso do PAC Cidades Históricas, porém creio que, para esses recursos serem conseguidos, necessite algo mais abrangente do que apenas uma obra de "reforma". Digo "reforma", pois em edifícios históricos o termo adequado é restauração, pois trabalha-se com algo além do físico, história, e história das mais democráticas, a arquitetônica, que todos tem acesso.
A Prefeitura tem profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, logo essas discussões devam ter sido realizadas, mas acho que o mais correto é explicitar os resultados para que a população e os demais profissionais tenham conhecimento. Uma divulgação através de reportagem, uma apresentação, sei lá. Seria bom que o nosso patrimônio cultural tivesse o mesmo status do novo estádio. Metade dessa repercussão já seria uma vitória.
Att,
Giovani Barcelos
Arquiteto e Urbanista
Crea RS 124.450-D