Pesquisa do IBGE destaca Rondônia como um dos estados com maior crescimento na venda no varejo

Pesquisa do IBGE destaca Rondônia como um dos estados com maior crescimento na venda no varejo

Pesquisa do IBGE destaca Rondônia como um dos estados com maior crescimento na venda no varejo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O comércio varejista registrou altas de 1,6% no volume de vendas segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados mostram uma aceleração no ritmo de crescimento das vendas. Na comparação com março de 2009, o volume de vendas cresceu 15,7%, e a receita nominal 19,1%. No 1º trimestre foi verificado avanço de 12,8%, nos últimos 12 meses, 8,0%.
 
O comércio varejista inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, o setor registrou alta de 5% nas vendas e de 3,9% para a receita nominal, ambas em relação ao mês anterior. Na comparação com março de 2009, as variações ficaram em 22% para o volume de vendas e de 23,8% para a receita nominal. No trimestre a alta foi de 15,5% e nos últimos 12 meses 9,6%.
 
Sete das 10 atividades pesquisadas em março registraram crescimento de vendas: veículos e motos, partes e peças (10,3%);equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,6%), material de construção (3%), tecidos, vestuário e calçados(1,5%), combustíveis e lubrificantes (1,5%), artigos de uso pessoal e doméstico (0,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,4%), móveis e eletrodomésticos (-0,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%).
 
Na comparação com março de 2009, todas as oito atividades do varejo registraram crescimento do volume de vendas: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (15,3%), móveis e eletrodomésticos (25,7%), tecidos, vestuário e calçados(15,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (15,2%), artigos de uso pessoal e doméstico(8,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (35,4%), combustíveis e lubrificantes (6,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (7,9%).
 
O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 15,3%, respondeu pela principal contribuição (48,4%) para o crescimento do varejo. Tal desempenho, segundo o IBGE é fruto do aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento dos assalariados (7,1% sobre março de 2009). Também contribuiu o fato de a variação de preços dos alimentos ter ficado abaixo da inflação média (4,7%, nos últimos 12 meses, contra 5,2% do Índice Geral, segundo o IPCA).
 
Todos os estados apresentaram resultados positivos na comparação com março de 2009, com destaque para Tocantins (48,9%), Rondônia (31,7%), Acre (31,5%), Mato Grosso (23,5%), Maranhão (21,9%) e Piauí (20,7%). Na taxa global do comércio, sobressaíram São Paulo (16,2%), Rio de Janeiro (12,3%), Minas Gerais (14,0%), Paraná (16,7%), Rio Grande do Sul (13,3%) e Bahia (19,0%).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS