Comissão investiga denúncias de “arapongagem” em Jirau
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Investigando
Uma comissão está investigando denúncias de maus tratos a trabalhadores da usina de Jirau. Entre as acusações está a de uso de ex-agentes do Serviço Nacional de Informações – SNI e outros como “capatazes”, além de más condições no ambiente de trabalho. Jirau é atendida por uma empresa chamada Sagres Consultoria, do Rio de Janeiro, que tem em seus quadros o agora conhecido coronel Gélio Fregapani.
Alvo
Na verdade, as investigações recaem principalmente sobre a empresa Camargo Corrêa, que vem sendo continuamente denunciada por essas práticas. Essa comissão esteve em Rondônia recentemente e ouviu ex-trabalhadores, trabalhadores, fornecedores e outros ligados a construção de Jirau. O resultado disso deve vir à tona em um futuro próximo.
Caixa-preta
Essas grandes empreiteiras como Camargo Corrêa, Odebrecht, Queiroz Galvão e outras estão sempre envoltas em denúncias de suborno, corrupção, maus tratos a trabalhadores e outras acusações menores mas nunca são investigadas a fundo, porque também são as principais financiadoras de campanhas eleitorais. Impressiona o volume de recursos que elas movimentam. Impressiona também essas denúncias não chegarem a lugar nenhum. Mas teremos novidades sobre esse caso em breve.
Calmaria
Com o retorno de Ivo Cassol da China o cenário político que andava agitado em abril, deu uma esfriada agora em maio. Este período está sendo marcado por reuniões diárias entre os líderes das legendas para começar a definir as candidaturas que serão homologadas nas convenções. E candidato é o que não vai faltar, alguns com mais visibilidade e outros com menos. Comum entre eles, apenas a certeza que o eleitor amadureceu muito em relação às últimas eleições, daí, quem acha que está eleito poderá ter uma desagradável surpresa nas urnas.
Tempestade
E normalmente este período de calmaria antecede uma grande tempestade. Conversas pelos corredores indicam a aproximação de uma daquelas confusões comuns nos períodos eleitorais, como operações policiais e investigações que são concluídas nessas épocas. Portanto, que deve é bom começar a se preparar para enfrentar os tempos difíceis que se aproximam.
Mistério
E continua envolto em sombras a história dos R$ 3,5 milhões em moeda falsa que foram apreendidos na chácara do empresário Mário Calixto, segundo informou a Polícia Militar. A Polícia Federal entrou no circuito para investigar e não tivemos mais notícias sobre o caso. Algumas informações não confirmadas oficialmente informam sobre a prisão de um ex-apresentador de tv. Outros dizem que essa pessoa está foragida. De qualquer forma, a figura sumiu da cidade.
Má sorte
Vale lembrar que o dinheiro só foi descoberto porque alguns rapazes resolveram mexer no carro que estava guardado na chácara e encontraram a pequena fortuna. Decidiram então ir às compras e foram presos por causa de uma bermuda de R$ 25. Não fosse por isso, o dinheiro poderia estar circulando pelo comércio local. Mas algumas perguntas ainda estão sem resposta, como por exemplo, quem pagou pela confecção das moedas falsas? Qual o destino desse dinheiro? Aguardemos a conclusão do inquérito da PF.
Recurso
Para os que comemoraram ontem a condenação de Natanael Silva pelo Superior Tribunal de Justiça -STJ - há 14 anos e 8 meses de prisão, vai aqui um pequeno balde de água fria. Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal – STF. No dia 04, véspera do julgamento no STJ, Natanael impetrou um hábeas corpus com pedido de liminar no STF querendo a nulidade do processo no STJ alegando cerceamento de defesa. A liminar foi negada e hoje (07) o STF encaminhou ao STJ um pedido de informações sobre o caso que gerou a condenação do ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia. Enquanto isso, ele continua solto. O mandado de prisão só será expedido após a publicação da decisão, no caso um acórdão, já que a sentença foi dada pelo colegiado. A partir disso, começa-se a contar os prazos de recursos e da sentença.
Portanto
Esse caso ainda deve se prolongar por mais alguns dias até que seja definitivamente finalizado.
Memória curta
Impressiona a falta de memória do brasileiro com casos recentes da vida pública. Natanael Silva foi um dos políticos mais conhecidos do Estado no período em que foi deputado e presidente da Assembléia, mas quase ninguém lembra dele. Eu acho que isso acontece porque foram tantos escândalos desde então, que o caso de Natanael caiu no esquecimento. Mas é bom o eleitorado começar a ficar atento, porque depois que alguém é eleito, para tirar é complicado.
Sintero
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia, Sintero está ameaçando greve dos professores da rede municipal da Capital. Mas o curioso é que não vemos aqueles avisos na tv nem panfletos ou mobilizações contra o prefeito como quando a greve é contra o governo.
Reclamações
Mães que levam seus filhos ao Cosme e Damião andam reclamando do atendimento que vem sendo prestando por um pediatra. Segundo uma das reclamantes, o médico teria mandado ela levar sua criança para ser atendida em uma policlínica. Quando ela chegou no local no dia seguinte, o mesmo médico estava atendendo nessa unidade e ele teria mandado ela procurar o Cosme Damião. Para a mãe, isso aconteceu porque o médico sequer olha para a cara dos pacientes e esse descaso a deixou revoltada.
Estudo judaico
No último dia 5 foi eleita e empossada a nova coordenação do escritório do Centro de Estudo Judaico Kol-Ivry de Rondônia. O novo coordenador é José Antunes Cipriano, tendo Cícero Adson (Kaleb) Teotônio de Souza como Vice-Coordenador. O Centro de Estudo Judaico Kol-Ivry atua em Porto Velho desde março de 2008, ministrando cursos de hebraico, palestras sobre judaísmo e divulgando a cultura e religião judaica. O Centro tem Sede em Jerusalém no Estado de Israel, onde, além de desenvolver as atividades previstas nos objetivos do Centro presta também serviço de Guia Turístico em Israel e apoio a viajantes ou estudantes junto a escolas, Yeshivot e Midrashot. Na Internet, o Centro dispõe de Portal em www.kolivry.org e seu Twitter é #kolivry.
Curtamazônia
A Organização do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia informa que são 174 filmes e vídeos inscritos no Festival que farão parte da seleção para Mostra Competitiva, representando 19 estados brasileiros, AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PE, PI, PR, RJ, RO, RS, SC, SP. Seis filmes convidados que não concorrem serão exibidos, totalizando 180 filmes que serão apresentados no CURTAMAZÔNIA/2010. O Festival de Cinema Curta Amazônia está sendo patrocinado pela Eletrobrás - Eletrosul/Gov. Federal, FNC/SAV/MINC; e conta com os apoios culturais do CTAV/SAV/MINC, Secel/Governo de Rondônia, Fecomércio/RO, Maporé, Diário da Amazônia, SGC e Rede TV Rondônia; e apoios institucionais da ABD/RO e ABD Nacional, Iphan/RO, Sinjor/RO e Rondoniaovivo.com
Mulheres
O estresse no trabalho aumenta o risco de doença cardíaca em mulheres com menos de 50 anos, segundo um estudo feito com mais de 12 mil enfermeiras. A pesquisa, realizada na Dinamarca e publicada na revista científica Occupational and Environmental Medicine, sugere que a pressão no trabalho tem maior efeito sobre a saúde de mulheres mais jovens do que nas que chegaram aos 50 ou 60 anos. Segundo os pesquisadores outros fatores de risco podem ter papel mais importante no desenvolvimento de problemas cardíacos nas mulheres mais velhas. A entidade beneficente britânica British Heart Foundation recomenda que pessoas que estão sofrendo estresse no trabalho tentem lidar com o problema de maneira positiva. As informações são da BBC.
Ironia
No domingo, dia das mães, homens e mulheres de todo o mundo celebrarão um acontecimento que há 50 anos revolucionou suas vidas: a aprovação da pílula anticoncepcional nos Estados Unidos. Cinquenta anos depois, milhões de mulheres no mundo inteiro ainda vivem sob influência dos preceitos da Igreja Católica que as proíbem de tomar o remédio, mas a grande maioria já desistiu de respeitar essas proibições há muito tempo. Cerca de 98% das mulheres americanas com idade entre 15 e 44 anos utilizaram alguma forma de contracepção ao longo de suas vidas e 44 milhões tomaram a pílula em algum momento, segundo os dados dos Centros de Controle de Doenças (CDC). Os protestantes, os judeus e os muçulmanos são menos conservadores do que os católicos com suas rígidas maneiras de contracepção, mas todas as grandes religiões concordam que as relações sexuais têm como principal objetivo a reprodução. Deus disse "Sede fecundos, multiplicai-vos", relembram os religiosos. Em 1968, apenas dois anos após a aprovação da pílula pelas autoridades médicas americanas, mesmo com o aviso tolerante de uma comissão de bispos e teólogos preconizando o crescimento das restrições contraceptivas, o Papa Paulo 6º manteve a proibição do uso do medicamento através da encíclica Humanae Vitae. DE qualquer forma, já se vão 50 anos.
Contatos
3229-8673 ou alan.alex@gmail.com. Essas são as formas de contatar a coluna.
Na TV
O programa Painel Político é exibido de segunda a sexta-feira a partir do meio-dia com reprises às 7 horas, pelo Canal 38 – RBRTV.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!