Indústrias de Rondônia fecham negócios através de trade do Paraná

Negócios são fruto da articulação do comércio de produtos de Rondônia e na identificação de demandas em outros Estados

Indústrias de Rondônia fecham negócios através de trade do Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A partir de março de 2011, onze microempresas de cinco municípios de Rondônia poderão estar contribuindo para a previsão de geração mensal de R$ 180 mil em exportação e mercado. A conquista de novos mercados foi costurada pela Uamit (Unidade de apoio a Mercado e Inovação Tecnológica), do Sebrae, junto à empresa SBS Trade & Consulting, do Estado do Paraná.
De acordo com projeto Comércio Brasil, boa parte desse volume de negócios já se concretiza em 2010, garantindo a solidez na geração de acesso a novos mercados, identificando canais de demandas e articulando a venda de produtos rondonienses.
O nicho de produtos envolvidos nessa articulação de mercado novo é formado por roupas íntimas, essências florestais, biojóias, cosméticos, camisetas pólo, cuecas e calcinhas populares, móveis para igrejas e polpas de frutas, segundo o agente de Comércio Brasil no Sebrae/RO, Maurício Chiecco. Essas negociações foram fechadas durante visita que o consultor e diretor da SBS Trade & Consulting, Luis Augusto Cordeiro, fez junto às empresas, depois de quatro meses de articulação e que se tornaram reais no início de maio.
Para o Sebrae em Rondônia, os resultados são animadores. “Cerca de 50% das onze empresas visitadas já iniciam negócios nos próximos quatro meses. As demais serão orientadas a desenvolver pequenas adequações para mercados específicos, estimando vendas em até 12 meses”, afirma Chiecco. A parceria possibilitou também a identificação de novos fornecedores de matérias primas, que naturalmente tornam as ofertantes rondonienses mais competitivos. “Eu não imaginava que Rondônia era um Estado com tamanho potencial. Voltarei aqui o mais breve possível e, provavelmente, com estratégias para abrir uma filial de negócios em Porto Velho”, afirmou Augusto Cordeiro.
Esses resultados são frutos da participação em eventos como a Fiam 2009, em Manaus (AM), quando teve início a aproximação do Comércio Brasil Rondônia com a SBS Trade, focada na importação e exportação para micro e pequenas empresas. Tais estudos têm à frente os agentes Maurício e Hélio Passos. Os negócios presentes e futuros envolvem produtos das empresas Thalita Lingeries (roupas íntimas, fitness e moda praia), Inova Brasil (óleos amazônicos), Cunhã Porã (biojóias), Naturezz (cosméticos), Silvanelli (camisetas pólo), Cooperjipa (cuecas e calcinhas), Verde Vida (biojóias), Móveis Ariquemes (móveis para igrejas), Aromas da Floresta (cosméticos), Dullim (sorvetes e polpas) e Schwabb Company (cosméticos).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS