Ministério Público divulga campanha contra corrupção em ruas de Porto Velho

Ministério Público divulga campanha contra corrupção em ruas de Porto Velho

Ministério Público divulga campanha contra corrupção em ruas de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A equipe do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa realizou na manhã desta sexta-feira (5/3) um pit stop no cruzamento das Avenidas Carlos Gomes e Brasília, com o objetivo divulgar a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". A campanha, que teve início em Santa Catarina, foi lançada pelo Ministério Público de Rondônia em junho de 2006, desenvolvendo diversas atividades como visitas às escolas, realização de palestras e distribuição de material educativo.
 
O Promotor de Justiça João Francisco Afonso, diretor do CAO-PPA, participou da ação, que contou com a colaboração de cerca de 10 voluntários para a distribuição de cartilhas educativas sobre a campanha.
 
João Francisco Afonso salientou que o Ministério Público além de sua atuação repressiva tem o dever de conscientizar a população sobre a necessidade do combate à corrupção. Para ele, a “praga” da corrupção só será arrefecida por meio da conscientização das novas gerações.
 
A prevenção e o combate à corrupção estão entre os objetivos elencados no Plano Geral de Atuação (PGA) do Ministério Público para 2009/2010. A campanha tem como objetivo prevenir a ocorrência de novos atos de corrupção, conscientizando a sociedade, em especial crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para formação do caráter.
 
O projeto consiste na confecção de um processo cultural de formação de consciência e de responsabilidade dos cidadãos, a partir de três tipos de responsabilidades: a) responsabilidade para com os próprios atos, ou responsabilidade individual: estou fazendo a minha parte no meu dia-a-dia?; b) responsabilidade pra com os atos de terceiros, ou responsabilidade social ou coletiva: estamos cobrando individual e coletivamente a efetiva apuração dos atos de corrupção e a punição de corruptos e corruptores?; c) responsabilidade para com as gerações futuras a partir de um agir consciente. É justamente esta responsabilidade que justifica o estímulo às novas gerações a adotarem uma conduta ética e moral comprometida com o bem estar coletivo.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS