Cadê o incentivo?
O consórcio Energia Sustentável que constrói a usina de Jirau além de comprar pão congelado do Mato Grosso agora está comprando carros emplacados em São Paulo. No pátio de uma concessionária aqui de Porto Velho, 18 veículos zero quilômetro, devidamente emplacados e licenciados em São Paulo aguardam seus motoristas. Outros 60 estão chegando por esses dias nas mesmas condições. Resumindo essa ópera, eles não estão nem aí para acordos feitos com governo e prefeitura.
Descaso
A situação de Ramiro Negreiro na Câmara de Vereadores de Porto Velho não existe. Impressiona a total ausência de atitude por parte da Mesa Diretora da Casa e do Ministério Público Eleitoral, que não atentou para a questão. Ramiro já deveria ter saído, ele sequer poderia ter sido eleito 2º vice-presidente para o biênio 2011/2012. Para que isso esteja ocorrendo, é necessária além da falta de atenção do MPE, um acordo entre o Executivo e o Legislativo municipal, sem contar a "comida de mosca" por parte dos suplentes, Marinho Melo e José Augusto.
Dengue avança
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira novos números da dengue no País, e adivinhem, Porto Velho registrou 3.041 casos, desmentindo a informação que havia sido repassada pela secretaria municipal de Saúde para o Ministério Público. Na ocasião, a Semusa informou que na Capital "não havia nem um caso registrado". Além de Rondônia, outros 4 estados, MS, MT, GO e AC concentram 71% dos casos no País. De acordo com o Ministério da Saúde, outro fator que tem contribuído para o aumento no número de casos de dengue neste ano é a circulação do sorotipo viral conhecido como "DEN-1", que circulou com maior intensidade na década de 90. De acordo com o governo, esse sorotipo viral voltou a predominar em alguns estados, e é um fator que pode contribuiu para que se estabeleça uma epidemia da doença no Brasil. De acordo com Coelho, do Ministério da Saúde, todas as epidemias que já existiram se deveram ao aparecimento de um novo sorotipo, ou ao retorno de um sorotipo viral que não circulava há muito tempo.
Falando em medicina
Lembrei do caso dos médicos que brigaram dentro da sala de cirurgia em um hospital no Mato Grosso do Sul durante um parto. A criança morreu por negligência. Nesse caso vou dar um pitaco, os dois deveriam ser presos e terem seus registros cassados. Pessoas que agem dessa forma não possuem bom senso e não poderiam sequer passar na porta de um hospital. Eles conseguiram estragar o momento mais feliz de uma mãe que tentava há 12 anos engravidar. Não há indenização no mundo que pague esse sofrimento causado pelos irresponsáveis. Cadeia neles.
Desaparecidos
O governo federal lançou nesta sexta-feira (26), em Brasília, o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. A nova ferramenta irá acumular dados para a formação de uma rede nacional de investigação. Dados divulgados nesta manhã mostram que cerca de 40% dos desaparecimentos de crianças e adolescentes no país estão relacionados a fuga do lar, motivadas por maus tratos e conflitos familiares.O endereço do cadastro é www.desaparecidos.mj.gov.br e a partir do cadastro será possível se chegar um número real sobre casos de desaparecimentos no país. A base de dados será abrigada em uma rede integrada por policiais, investigadores e delegados de todo o país.
Em Rondônia
Atualmente no cadastro nacional, Rondônia conta com 4 casos registrados, sendo que o mais antigo é o de Claudiane Lopes Neto, desaparecida desde 2000 e registrada no cadastro em 21 de agosto de 2003. A menina, que na época tinha 14 anos desapareceu da cidade de Jaru. Outro menor desaparecido é Aílton Rodrigues Soares, esse de Ouro Preto do Oeste, que desapareceu também em 2000 e foi incluído no cadastro em 2004. Pâmela Aparecida de Souza Oliveira, então com 16 anos, desapareceu de Porto Velho em 07 de dezembro de 2005 e o caso mais recente é o de Thaís Tauana Barbosa da Silva, de 12 anos, também de Porto Velho, que saiu de manhã para a escola e não retornou.
Caso a caso
O desaparecimento de Aílton foi detectado pelo pai. De acordo com o registro, o menino brincava no quintal quando foi procurado para jantar. Ele não estava e a família não teve mais notícia. Já Claudiane Lopes, envolveu-se com um adulto suspeito de participar de uma máfia local e não foi mais vista. Já Pâmela Aparecida, segundo consta no cadastro, vive em companhia de um individuo de nome Albino Souza Barros, com quem a adolescente já passou pelas cidades de Anapolis-GO, Campina Grande - PB, Juazeiro do Norte - CE e Porto Velho. A amásia de Albino não soube explicar o relacionamento da garota com ele, sendo que Albino disse na escola que era pai biológico da adolescente, mas ao perceber a presença do Conselho Tutelar no caso desapareceu de Porto Velho.
Contatos
Para dar sua opinião ou esclarecer alguma dúvida ou mesmo sugerir alguma nota, entre em contato pelo e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Você pode também acompanhar o Painel Político no twitter - www.twitter.com/painelpolitico
Em Rolim
O senador Valdir Raupp (PMDB) conseguiu alocar R$ 15 milhões para o município começar a construir a rede de esgoto. Na manhã desta sexta-feira, houve uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores para receber esse crédito suplementar.
Violência doméstica
Um estudo divulgado nesta sexta-feira afirma que a exposição de crianças e adolescentes a conteúdo sexual na mídia vem reforçando a ideia da mulher como objeto de desejo e alvo de violência doméstica. O relatório Sexualização dos Jovens, da psicóloga Linda Papadopoulos, encomendado pelo Ministério do Interior britânico, diz que os jovens estão cada vez mais expostos a conteúdo relacionado à sexualidade por meio de revistas, televisão, internet e aparelhos de celular, sem que os pais consigam controlar isso. Segundo ela, esse conteúdo está “legitimando a ideia de que as mulheres existem para serem usadas e de que os homens existem para usá-las”. Nesse contexto, a pesquisadora entende que a posição da mulher como alvo de violência doméstica acaba virando comum e até aceitável.
E mais
O estudo diz que as crianças estão sendo cada vez mais retratadas como adultos, enquanto adultos são infantilizados, o que confunde as noções de maturidade e imaturidade sexual. Além disso, tanto mulheres quanto homens são levados pela mídia a buscar um ideal de aparência física "fora da realidade”, o que resulta em “insatisfação com o próprio corpo, um reconhecido fator de risco para a autoestima, para depressão e distúrbios alimentares”. “Um tema dominante em revistas parece ser a necessidade das garotas de se apresentarem como sexualmente desejáveis para atrair a atenção masculina”, diz o estudo. Seguindo esse mesmo raciocínio de subserviência feminina, a violência contra as mulheres acaba sendo banalizada. A análise revelou ainda que 36% dos britânicos acreditam que, em caso de estupro, a mulher deve ser parcialmente responsabilizada se estiver bêbada, e 26% pensam assim no caso de a vítima estar usando roupas sensuais. Informações da BBC Brasil.
Plebiscito
No domingo (28) acontece o plebiscito pela emancipação da região da Ponta do Abunã. Vou votar a favor apenas por um detalhe: os moradores da região querem essa emancipação. Vou fazer minha parte que é votar, agora em relação aos próximos passos, se vai demorar a emancipação ou não, isso não me diz respeito. Acho uma falta de bom senso uma pessoa se dizer contrária a essa vontade. Quem vive naquela região sabe das dificuldades e de suas necessidades. Por mim, apenas os habitantes daquela região deveriam votar nesse plebiscito, mas como somos obrigados, então vamos dar uma força. Faça sua parte, vote pelo sim, 55. O resto é com os políticos e com a Justiça.
Novo horário
O programa Painel Político está sendo exibido a partir do meio-dia, de segunda a sexta pelo canal 38 - Rede Brasil Rondônia de Televisão com reprise às 7 horas. Aos domingos, edição com melhores momentos sempre às 13 horas.
Inventando moda
Além da nova camisa amarela, apresentada na última quinta-feira em Londres, a seleção brasileira também vestirá negro. A fornecedora de material esportivo que veste o time canarinho divulgou em Londres uma linha de casacos, shorts, agasalhos e bonés nas cores negras. Com o nome de “Black Pack” ("Pacote negro", em português), o kit será usado pelos jogadores e comissão técnica em viagens e estará à venda para os torcedores a partir de maio.De acordo com a empresa, a ideia de “escurecer” o verde e amarelo foi um modo radical e inovador de criar um visual ainda mais amedrontador para a seleção mais temida do planeta. Isso nunca deu certo. Todas as vezes que "inventaram" novas cores para a seleção, o time perdeu.
Orca "assassina"
Me incomodou a repetição do adjetivo "assassina" para a orca que matou a treinadora nos Estados Unidos. A mídia adjetivou o animal como se o mesmo raciocinasse e tivesse premeditado a morte. Aconteceu um acidente envolvendo um animal, que se estivesse em seu habitat não teria ocorrido. Assassino é quem mata baleias e orcas.
Arruda solto
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, deu sinais de que não haveria mais a intenção de manter preso o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). Segundo o magistrado, se a instrução processual no caso já estiver encerrada, o político não representaria risco e poderia ser solto. - Dentro de determinadas condições, pode não haver mais justificativa para a prisão preventiva. Não raras vezes, o processo dura muito tempo, a instrução processual já se encerrou e, portanto, não há mais o risco - disse Mendes em São Paulo. A possível soltura de Arruda se enquadraria em uma das prioridades apontadas pelo magistrado: diminuir o número de presos em regime cautelar no país. Segundo Mendes, dos 470 mil detentos do país, 44% têm prisão provisória decretada e aguardam decisão final. - Temos de reduzir o número de presos provisórios, não libertando irresponsavelmente, mas julgando adequadamente e absolvendo, ou condenando - afirmou.
Confira
Em todas as principais bancas e pontos de venda do Estado, o jornal Folha de Rondônia, que é parceiro do programa e da coluna Painel Politico.