Grupo cria projeto "Leitura no Ônibus" e tenta incentivar população a adquirir leitura como atividade diária

Grupo cria projeto Leitura no Ônibus e tenta incentivar população a adquirir leitura como atividade diária

Grupo cria projeto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Projeto Leitura no Ônibus idealizado pelo Coordenador do Grupo de Educação Fiscal da Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia, Orlando Pereira da Silva Júnior visa incentivar a população rondoniense a adquirir a leitura como atividade do dia-a-dia.
 
No último sábado de cada mês a equipe do GEFE (Grupo de Educação Fiscal), distribuirá em diversos coletivos da cidade livros com os variados temas para que o passageiro além de obter conhecimento possa se distrair no seu trajeto.
 
O Passageiro leitor poderá ler o livro encontrado no banco do ônibus e ao finalizar a leitura deixa-lo no mesmo local para que outra pessoa também possa lê-lo, caso não dê tempo de concluir a leitura este poderá levar para casa com o compromisso de devolvê-lo no próximo coletivo a utilizar.
 
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, aplicado com 5.012 pessoas em 311 municípios de todo o país de 29 de novembro de 2007 a 14 de dezembro do mesmo ano, o que representou mais de 172 milhões de pessoas, ou seja, 92% da população. O método adotado para definir o leitor ou não-leitor foi a declaração do entrevistado de ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. 
 
 
A pesquisa constatou que, 95 milhões de pessoas, ou seja, 55% da população são leitores, enquanto 77 milhões, 45% dos entrevistados, foram classificados como não-leitores.
 
A pesquisa apontou também que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Em algumas regiões o número é ainda maior, como é o caso do Sul, onde foi apurado que são lidos 5,5 livros por habitante ao ano. No Sudeste o número foi de 4,9, no Centro-Oeste 4,5, no Nordeste 4,2 e no Norte 3,9. A pesquisa confirmou também que as mulheres lêem mais que os homens, 5,3 contra 4,1 livros por ano.
 

Com base nestas pesquisas é que o Grupo de Educação Fiscal pretende incentivar cada vez mais a leitura da população Portovelhense.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS