Painel Político – (César não será vice, mas apóia Expedito e não entende candidatura de Cahúla) - Alan Alex

César não será vice, mas apóia Expedito e não entende candidatura de Cahúla

Painel Político – (César não será vice, mas apóia Expedito e não entende candidatura de Cahúla) - Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cassol de vice

César Cassol poderia vir a ser o vice de Expedito. Disse poderia porque existe nesta questão em particular, um laço sanguíneo entre César e Ivo Cassol. Por mais que aja uma grande distinção entre o titular do mandato e o vice, o segundo em algum momento assumiria o mandato, seja por férias, por doença ou por morte e é exatamente isso que o Legislador quis evitar, a continuidade familiar em um terceiro mandato.

Daí

Por mais que os tucanos pensem nessa possibilidade, ela é inviável. Correriam um risco de, em uma eventual eleição, o mandato ser questionado na Justiça e eles certamente perderiam a lide no TSE.

Mas

César Cassol disse que este ano vai fazer parte do processo político. Ele ainda não definiu se será candidato a deputado federal ou se vai simplesmente atuar como cabo eleitoral. A certeza que ele tem é a de que volta para a vida pública este ano.

Apoio

César Cassol também é simpatizante da candidatura de Expedito Júnior. Ele disse “não entender” a indicação de João Cahúla para a disputa por parte de seu irmão, Ivo. Para César, Expedito é o candidato ideal e ele ficaria ainda mais feliz se Ivo Cassol e Valdir Raupp fizessem uma dobradinha para o Senado, “essa seria a chapa de meus sonhos”, disse o ex-deputado.

Relembrando

César Cassol disse ainda que foi ele e Expedito Júnior que apóiaram Ivo Cassol quando o mesmo disputou a prefeitura de Rolim de Moura, “Júnior era deputado federal e eu estadual. Juntos apóiamos e ajudamos a eleger meu irmão prefeito de Rolim. Também apostamos em Ivo para o governo, quando quase ninguém acreditava que ele pudesse vencer. Não entendo o porque dele não apóiar a candidatura de Expedito”, declarou César Cassol.

Plebsicito

Todos os eleitores de Porto Velho devem ir às urnas, no dia 28 de fevereiro deste ano, decidir pela criação ou não do município de “Extrema de Rondônia”, que contempla os Distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Para votar SIM, basta digitar, na urna eletrônica, o número 55. Para votar não, o número 77. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e maiores de 16 e menores de 18 anos. Se os moradores da região conseguirem a emancipação, será uma grande conquista, já que eles se sentem abandonados há anos pelas administrações municipais.

Chuvas

Fortes chuvas vem caindo em Porto Velho nos últimos dias e os bueiros não estão aguentando. Na Avenida Calama, por exemplo, o esgoto veio à tona e era possível ver na tarde desta quarta-feira, inúmeros dejetos boiando no meio da avenida. A fedentina toma conta da cidade. A situação está ficando complicada.

Vazamento

Na Avenida Pinheiro Machado, em frente ao bar Estação do Porto, um cano quebrado há dias desperdiça água e alimenta uma enorme poça de lama no local. Com a água vazando ininterruptamente, o asfalto vai quebrando e daqui a alguns dias, teremos uma enorme cratera. A Caerd já foi chamada mas até hoje, nada.

Distração

Na coluna de ontem (05) anunciei que colocaria fotos da alagação do bairro Areal e por distração esqueci. Corrigi isso hoje pela manhã e as imagens já estão disponíveis.

Álcool mais caro

O preço do litro do álcool nos postos subiu 2,84% em todo o país entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro e o combustível se mantém vantajoso em apenas sete Estados, de acordo com levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Ainda é economicamente favorável abastecer com o álcool somente em São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Tocantins. Para fazer a conta, deve-se dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado ficar acima de 0,70, o álcool deixa de ser vantajoso.

Árvores da discórdia

As tais àrvores plantadas pela prefeitura que estão morrendo devido ao serviço mal feito, estão dando o que falar. Um leitor do Rondoniaovivo enviou o seguinte comentário sobre o assunto: “Sou Técnico na área, trabalhei mais de 5 anos no ramo e ainda presto consultoria. Só tenho a dizer que tudo no referido plantio está errado. As covas são pequenas para um terreno compactado e sem matéria orgânica como aquele. Todas as covas foram feitas com brocas que impemeabilizam as paredes das covas (espelhamento), a correção do solo parece não ter ocorrido, já que não vi nada para corrigir o solo e se ocorreu algo nesse sentido, não houve tempo para reação quimica. O ponto mais crítico, é ter plantado as mudas com todas as folhas. É lição primária para qualquer peão do ramo o ato de desfolhar ou reduzir a folhagem. As folhas absorvem a água do caule e raizes, que não é reposta pelo fato óbvio das mudas não estarem enraizadas. Deveria a SEMA apresentar ao público a análise fisico quimica do solo e uma justificativa melhor, já que para mim, enquanto técnico, faltou para a prefeitura um apoio técnico adequado ou na pior das hipoteses, não escutaram os técnicos, que nesse ramo, são raros. Paisagismo urbano exige conhecimento e projetos sérios. Apurem as podas nas árvores da cidade. Nem amador deixa tanta ponta de galho, que deixa infiltração que pode matar as árvores. Vão na praça da Farquar e na rua josé camacho. O serviço é imundo, porco é elogio”. Tá dado o recado.

Interessante

É que todos os envolvidos nessa lambança acham que fizeram uma grande coisa pelo planeta. Tem até um comercial de TV, com o ator Marcos Palmeira, dizendo que “os que plantaram as árvores estão salvando o planeta”. Tadinho do Marcos Palmeira, se ele visse como andam as mudinhas. O comercial é das Águas Kaiary.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa, que retorna em fevereiro com entrevistas inéditas.

De férias

O programa Painel Político entrou de férias e só retorna com entrevistas inéditas em fevereiro. Porém, nesse período estaremos reprisando as entrevistas que foram ao ar em 2009. Nossa produção fez uma seleção criteriosa e vocês vão poder ver e outros rever os programas. O horário continua o mesmo, a partir das 12h30min de segunda a sexta com a edição especial de domingo, a partir das 13 horas. As reprises são sempre a partir das 7h30min, logo depois do programa Dr. Cidadão, apresentado pelo médico e deputado estadual Alexandre Brito.

Novidades

E em fevereiro, quando o programa retornar, teremos muitas novidades na telinha. Inclusive uma edição aos sábados. Portanto, fique ligado no Canal 38 – Rede Brasil Rondônia de Televisão. Você se vê lá, com toda certeza.

Nas bancas

Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa  e da coluna Painel Político.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS