Primeira coluna do ano já vem “falando mal” da prefeitura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Tristeza no ano novo
2010 começa com lama, alagações e buracos. Porto Velho está um desastre. Em que pese o fato da prefeitura não ter culpa das chuvas, mas é responsável pela fragilidade dos serviços básicos. O lixo se acumula nas lixeiras das casas e nas ruas. Se o ano prosseguir como começou, teremos muitos problemas.
Decoração
Mas se teve alguma coisa que a prefeitura acertou em 2009 foi a decoração natalina da Avenida Jorge Teixeira. Desde que foi instalada, pudemos ver dezenas de famílias usando os presépios e outros como cenário para fotos. As crianças também gostaram muito dos enfeites. Ainda bem que a prefeitura desistiu de “inovar” com aquelas horríveis árvores feitas com garrafas pet, usadas em anos anteriores. A decoração clássica agrada muito mais.
Por aí
Roberto Sobrinho e Eduardo Valverde estavam juntos no dia 1º visitando diversos pontos da cidade. Por determinação da nacional do PT, Sobrinho terá que andar com Valverde a tiracolo para apresentar o pré-candidato a população da Capital. Roberto andou se gabando em Brasília que teria “80 por cento” de aprovação de sua administração. O Planalto acreditou e incumbiu Sobrinho de tentar transferir sua “simpatia” para Valverde. Vamos ver o resultado disso nas urnas.
Carnaval
E a prefeitura resolveu repassar para as escolas de samba um cheque de R$ 100 mil no dia 30 de dezembro e nos próximos dias estará entregando mais R$ 150 mil. Eu particularmente sou contra esse tipo de financiamento. Dinheiro público nãoé para fazer festa, ainda mais carnaval. As escolas poderiam muito bem reaizar eventos durante o ano para arrecadar dinheiro. Assim é muito bom. Também acho que o poder público não deveria organizar eventos como “reveillon da paz” ou “festa da virada”. Isso é jogar dinheiro fora, porque até como promoção pessoal não serve.
Suborno
“Os índios afirmam que subornaram policiais para que eles permitissem a passagem das dragas - e que cobram pedágio dos garimpeiros que extraem diamantes”, essa frase foi extraída de uma reportagem da Revista Veja desta semana e é uma grave acusação contra a Polícia Federal em Rondônia. O texto, assinado pelo jornalista Leonardo Coutinho, detalha o assunto. Para ler na íntegra, siga este link (http://veja.abril.com.br/060110/terror-suriname-p-054.shtml).
Reclamando
Confúcio Moura, prefeito de Ariquemes e pré-candidato do PMDB ao governo andou reclamando pelo Twitter (www.twitter.com/confuciomoura) que seu município não recebe verba do SUS para atendimento de ortopedia. Disse que a região da grande Ariquemes atende 14 municípios e paga seus médicos com recursos da gestão plena e o restante de seu próprio caixa. Disse ainda que “não há um plano estadual de saúde efetivamente democratico. O que se vê é que o governo só trabalha e atende mediante a crítica”.
Voando alto
Amorim quer um jatinho para voar de Brasília a Ariquemes. Em 16 de dezembro passado, o deputado federal apresentou um requerimento à Mesa Diretora do Congresso pedindo o “mimo”. Para o parlamentar, as cotas de passagens são insuficientes. Ele disse que “não quer luxo, mas também não quer ficar pedindo esmola para a Aeronáutica”, referindo-se a disponibilidade de aeronaves da FAB para emergências de autoridades. No Congresso, ninguém levou a sério o requerimento. Ainda bem.
Enem
Cerca de 12 mil detentos vão fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) esta semana. Uma versão dos testes de ciências humanas e da natureza e de linguagens e matemática será aplicada em 330 unidades prisionais que mantêm programas especiais de ensino médio. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os resultados serão divulgados em fevereiro, junto com as notas dos candidatos que fizeram a prova regular nos dias 5 e 6 de dezembro. Os presidiários poderão usar o resultado do Enem para tentar uma bolsa no Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para pleitear uma vaga nas universidades públicas que adotam a nota do exame em seus processos seletivos. Os presídios participantes são de 15 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Espírito Santo e Amapá) e do Distrito Federal.
Ainda presos
A secretaria de Estado e Justiça – Sejus –informou que apenas 13 detentos não retornaram após a saída temporária autorizada pela Justiça no fim do ano. No total, 526 apenados receberam o benefício. Do presídio feminino, das 64 que saíram, apenas 1 faltou, os demais foram das colônias penais. Do Urso Branco, os 2 que saíram, retornaram.
Fórum Social
Comemorando dez anos de sua primeira edição, o Fórum Social Mundial volta a ser organizado em Porto Alegre. O evento, criado para contrapor o Fórum Econômico Mundial, que ocorre em janeiro em Davos, na Suíça, celebrará o que os organizadores chamam de uma nova cultura política na esquerda mundial. Entre os convidados estão personalidades como a feminista peruana Virginia Vargas, o filósofo norte-americano Immanuel Wallerstein e o economista egípcio Samir Amin. Cerca de quatro mil participantes são aguardados na capital gaúcha para abrir a série de 30 encontros do Fórum, que se estenderão por vários cantos do mundo até janeiro de 2011, quando o evento centralizará os debates em um grande ato político marcado para Dacar, Senegal.
Fim do veto
Após 22 anos de proibição dos portadores do vírus HIV de entrar nos Estados Unidos, o governo americano anunciou o fim do veto aos estrangeiros infectados. Anunciada em outubro de 2009 pelo presidente Barack Obama, a medida passou a vigorar hoje, segundo o site do Departamento de Estado. Os soropositivos precisavam de uma autorização especial do Departamento de Saúde para conseguir entrar no país. Em 30 de outubro do ano passado, quando anunciou que liberaria a entrada de portadores de HIV, Obama disse que o veto de 22 anos se baseava “mais no medo do que nos fatos”. Durante discurso, ele afirmou ainda que se os Estados Unidos querem “ser um líder global na luta contra a aids e o HIV”, terão “que atuar como tal”.
Na telona
Em torno de 220 mil pessoas foram ao cinema para ver o filme "Lula, o Filho do Brasil", que estreou na sexta-feira, dia 1º, em 354 salas de todo o país. Comparado a outros filmes, o longa-metragem sobre a juventude do presidente Lula não teve um resultado surpreendente. Em 2009, "Se Eu Fosse Você 2" foi visto por cerca de 570 mil espectadores em seu primeiro fim de semana em cartaz. A sequência também estreou na primeira sexta-feira do ano com 330 cópias. Por aqui, o filme ainda não passou e nem tem previsão, mas os piratas da Sete de Setembro com certeza deverão ter cópias já no próximo fim de semana. E a vida segue.
De férias
O programa Painel Político entrou de férias esta semana e só retorna com entrevistas inéditas em fevereiro. Porém, nesse período estaremos reprisando as entrevistas que foram ao ar em 2009. Nossa produção fez uma seleção criteriosa e vocês vão poder ver e outros rever os programas. O horário continua o mesmo, a partir das 12h30min de segunda a sexta com a edição especial de domingo, a partir das 13 horas. As reprises são sempre a partir das 7h30min, logo depois do programa Dr. Cidadão, apresentado pelo médico e deputado estadual Alexandre Brito.
Novidades
E em fevereiro, quando o programa retornar, teremos muitas novidades na telinha. Inclusive uma edição aos sábados. Portanto, fique ligado no Canal 38 – Rede Brasil Rondônia de Televisão. Você se vê lá, com toda certeza.
Nas bancas
Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa e da coluna Painel Político.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!