Justiça do Trabalho firma parceria com Associações de Catadores de materiais recicláveis de Porto Velho

ustiça do Trabalho firma parceria com Associações de Catadores de materiais recicláveis de Porto Velho

Justiça do Trabalho firma parceria com Associações de Catadores de materiais recicláveis de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os representantes das associações de catadores de materiais recicláveis Asprovel, Ascavip Sol e Luz e Unidos pela Vida assinaram, na sexta-feira(20), Termo de Compromisso com o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região para receberem materiais recicláveis das Unidades Trabalhistas de Porto Velho. A primeira entrega será na sexta-feira, dia 27.
 
De acordo com a presidente do Regional, desembargadora Maria Cesarineide Lima, esta parceria é uma das medidas adotadas pelo tribunal, que em sintonia com a política de responsabilidade ambiental do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu no âmbito de Rondônia e Acre a Comissão de Coleta Seletiva Solidária do TRT14, pela portaria n. 1433/2009.
 
Com isso, a Justiça do Trabalho amplia sua política de preservação ambiental, e para as associações associações de catadores de materiais recicláveis não terá custos. É a Justiça do Trabalho procurando fazer sua parte, disse a presidente.
O sistema de recebimento de materiais será semestral em forma de rodizio, conforme sorteio realizado na presença dos representantes das Associações. A Associação Unidos pela Vida, localizada no bairro Mariana, será a primeira a receber, quinzenalmente, os materiais.
 
Todos os materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, cartuchos de impressora e outros descartados pelas Varas do Trabalho e Fórum Trabalhista de Porto Velho, edifício-sede do Tribunal, além do Núcleo de Serviços Gráficos e a Diretoria de Serviço de Material e Patrimônio, serão recolhidos e separados pelos agentes de limpeza e conservação nas dependências da JT.Para a senhora Ana Correia da Siva, representante da Associação Unidos pela Vida, esta oportunidade aberta pelo TRT é muito importante para todas as pessoas que dependem dos trabalhos de coleta e venda dos materiais recicláveis. “Nas reuniões que tivemos no Tribunal foi tudo bem explicado e democrático, por isso nossa parceria deu certo”, finalizou Ana.
 
O representante da Asprovel, senhor Geraldo Gonzaga de Lima, ressaltou que o sistema de coleta nas ruas de Porto Velho está sendo organizado ainda, mas há muito que fazer. Explicou que, as dificuldades encontradas pelos trabalhadores que dependem das coletas no centro e nos bairros, ainda são grandes. “A Justiça do Trabalho dá um importante exemplo ao reunir as associações que têm compromisso com o meio ambiente”, concluiu Lima.De acordo com João Batista da Silva, representante da Ascavip Sol e Luz, localizada na Vila Princesa, atualmente existem cerca de 250 pessoas que trabalham na separação de materiais recicláveis, e na medida em que as pessoas e os órgãos públicos vão tendo esta consciência ambiental, facilita bastante os trabalhos, pois os materiais já chegam praticamente prontos para prensagem.
 
A Comissão de Coleta Seletiva Solidária, coordenada pela servidora Patrícia Parisotto Alves de Souza, apresentará trimestralmente relatório da avaliação do processo de separação dos resíduos recicláveis descartados, sua destinação e o balanço social e analítico da destinação dos resíduos, bem como os indicadores de desempenho das ações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS