Na última sexta-feira (11), a Secretaria de Assistência Social do Estado (Seas) realizou, no Shopping Cidadão de Ji-Paraná, uma reunião técnica com os gestores municipais que se inteiraram sobre as duas ações que serão desenvolvidas.
As cidades contempladas nessa primeira etapa são: Alvorada do Oeste, Castanheiras, Governador Jorge Teixeira, Jarú, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Vale do Anari.
Durante a solenidade de abertura do encontro, a secretária da Seas, Tânia Pires, explicou o funcionamento de cada projeto. Conforme informou, o ‘Compra Solidária’, consiste na aquisição de alimentos junto a agricultores familiares para a doação a entidades assistenciais, enquanto o ‘Plantar o Amanhã’ tem como objetivo a implantação de unidades agro-ecológicas familiares e sustentáveis. “Com essa iniciativa, nós avançamos na meta estabelecida pelo governador Ivo Cassol que, cada vez mais, busca a melhoraria do índice de desenvolvimento humano de Rondônia, aproveitando as riquezas do nosso Estado”, destacou Tânia Pires, ressaltando que as parcerias são fundamentais para o êxito do trabalho.
Segundo ela, a Secretaria de Assistência Social do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome liberaram os recursos, mas a execução dos projetos conta com a participação da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Agricultura do Estado e os municípios beneficiados.
Representando o governador Ivo Cassol no evento, a primeira-dama do Estado Ivone Cassol falou sobre o Programa Governo Solidário, o qual se assemelha com a iniciativa coordenada pela Seas. O Projeto Semear beneficia agricultores que receberam sementes certificadas para plantio e devolve de forma voluntária, a mesma quantidade em grãos para serem distribuídas em forma de cestas básicas às famílias de baixa renda.