Ministério Público de Rondônia empossa mais dois promotores de Justiça
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Superior do Ministério Público de Rondônia deu posse na manhã desta segunda-feira (4/5), durante sessão solene na sala de reuniões da Procuradoria-Geral de Justiça, aos promotores de Justiça substitutos Nelson Liu Pitanga e Alba da Silva Lima, aprovados no XIX Concurso para ingresso na carreira, realizado no ano passado. Com a posse, o Ministério Público passa a contar em seus quadros com 123 membros, sendo 18 procuradores de Justiça e 105 promotores de Justiça.
O Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, presidente do Conselho Superior do Ministério Público de Rondônia, ressaltou que a responsabilidade dos novos membros do Ministério Público é bem superior ao que se possa imaginar. “O Ministério Público é a última trincheira com a qual contam os cidadãos e nós, assim como a sociedade, esperamos muito dos senhores”, observou Abdiel.
Salientou ainda que o Ministério Público de Rondônia é hoje um dos mais estruturados do Brasil e de longe o MP que todos os Estados da Federação buscam. “Muito já fizemos, mas ainda temos muito mais a fazer”, acrescentou Abdiel, observando que os novos promotores de Justiça chegam no momento em que o Estado de Rondônia passa por um momento de transformação não só na área econômica, mas também no campo social.
Coube ao promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga fazer o discurso de posse, destacoando a honra de fazer parte do Ministério Público, instituição que passou a admirar desde os tempos em que ainda era acadêmico de Direito. Reconheceu o grande desafio que terão pela frente: cumprir o papel que foi estabelecido pela Constituição Federal de 1988 ao Ministério Público, buscando a defesa do regime democrático, dos interesses dos direitos difusos e coletivos e promover o acesso à justiça a todos os cidadãos. Lembrando Hugro Nigro Mazzilli, um dos mais importantes estudiosos do Ministério Público, Nelson ressaltou que “o promotor de Justiça trabalha para a sociedade e não apenas na sociedade”.
A sessão solene do Conselho Superior do Ministério Público contou com a presença dos procuradores de Justiça José Osmar de Araujo, Osvaldo Luiz de Araujo, Edmilson José de Matos Fonsêca e José Carlos Vitachi, além do promotor de Justiça Ivanildo de Oliveira, que no próximo dia 15 de maio tomará posse no cargo de Procurador-Geral de Justiça, e do presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira. A solenidade também foi prestigiada pelos familiares dos empossados.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!