Semáforo pode ser instalado para tentar diminuir perigo no tráfego da BR 364 com dois bairros na zona Sul
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Doze dos 16 vereadores da Capital encerram às 11h30 reunião na câmara Municipal dirigida pelo presidente da Casa Hermínio Coelho com moradores dos bairros São João Batista e Tucumanzal, o superintendente do Dnit José Ribamar Oliveira, o deputado Valter Araújo e a secretária da Semtran Fernanda Moreira onde decidiram instalar uma semáforo na BR-364 na entrada dos dois bairros.
"Os dois quebra-molas existentes naquele local é o resultado de um movimento dos moradores após acidentes que mataram duas criança e dois idosos naqueles locais em 2002", explicou José Carlos Ferreira da Silva, presidente da Associação de Moradores do bairro São João Batista. "Mas os acidentes e as mortes continuam a acontecer em função da duplicação da BR-364 haver fechado as vias de entrada e saída dos bairros. Com isso, as pessoas e veículos arriscam a travessia expondo-se aos acidentes e risco de morte. Fazem isso, por haver outra opção", esclareceu.
José Ribamar comprometeu-se a autorizar a instalação de semáforo tão logo a Prefeitura encaminhe o pedido "mesmo sendo contra lei federal que proíbe semáforos e quebra-molas em rodovia federal", acentuou. "Assumiremos o ônus da justificativa em favor da segurança das pessoas e da preservação da vida", completou.
Essa medida encontrou o apoio da Sentram que encaminhará o ofício ao Denit o mais rápido possível. Fernanda Moreira assumiu também o compromisso pela sinalização na área. Ela prever que dentro de poucos dias o serviço será realizado.
Os vereadores encaminharão requerimento ao Dnit solicitando a obra definitiva e assessorará os lideranças comunitárias na formalução de um documento indicando e solicitando a execução da obra. Após isso, o pedido será transformado em projeto a ser defendido em Brasília e incluso no orçamento do obra de execução da ampliação da BR-364.
Hermínio diz "que esses bairros foram discriminados durante a elaboração do projeto de ampliação da BR. Agora, precisamos encontrar fórmulas para tirar os habitantes do isolamento". Para o vereador Jaime Gazola "estamos cumprindo o nosso papel, ouvindo e procurando atender as comunidades". Elis Regina explicou "que esse é um trabalho feito em comissão com vários vereadores. O que não podemos é deixar esse povo isolado e sem resposta. Agora vamos lutar por uma solução definitiva". O vice-presidente da câmara, Eduardo Carlos Rodrigues da Silva conclama "as forças políticas para acompanhar esse processo até a sua inteira realização". O deputado Valter Araújo disse que ?vou contar com o apoio da bancada de Rondônia em Brasília".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!