Aumento da importação de gás boliviano começa a valer neste sábado

Aumento da importação de gás boliviano começa a valer neste sábado

Aumento da importação de gás boliviano começa a valer neste sábado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou há pouco que o Brasil deve aumentar a importação de gás da Bolívia a partir de amanhã (10), com a entrada em operação das termelétricas de Araucária, no Paraná, e de Canoas, no Rio Grande do Sul. A decisão contraria medida tomada de manhã quanto à redução do uso diário de gás nos limites atuais de 19 milhões de metros cúbicos por dia.

Lobão disse que não houve recuo em relação à decisão anterior. Segundo o ministro, o que houve foi a constatação de uma nova realidade apresentada pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, quanto à necessidade das duas termelétricas entrarem em funcionamento por causa da estiagem na Região Sul. Isso significa que haverá aumento de 19 milhões de metros cúbicos para algo em torno de 23 milhões a 24 milhões de metros cúbicos diários.

O Brasil tem com a Bolívia um acordo de consumo diário de até 31 milhões de metros cúbicos de gás e se obriga a pagar pelo menos 80% deses volume, usando-o, ou não. Como o consumo estava em torno de 19 milhões, o Ministério de Minas e Energia acenou com a possibilidade de manter esse nível de uso, o que surpreendeu a missão boliviana que chegou hoje ao Brasil.

A missão é chefiada pelo ministro do Planejamento, Carlos Villegas, que alegou o fato de o governo boliviano não ter sido notificado sobre a redução das importações pelo Brasil. Ao deixar o ministério, Villegas ressaltou a integração estratégica entre Brasil e Bolívia na área energética e disse que tudo tinha ficado bem esclarecido.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS