Moradores do Esperança da Comunidade em pânico com obra inacabada da Prefeitura; chuvas podem provocar deslizamento e destruir casas – Confira vídeo e fotos

Moradores do Esperança da Comunidade em pânico com obra inacabada da Prefeitura; chuvas podem provocar deslizamento e destruir casas – Confira vídeo e fotos

Moradores do Esperança da Comunidade em pânico com obra inacabada da Prefeitura; chuvas podem provocar deslizamento e destruir casas – Confira vídeo e fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Moradores da rua Cristiane, do bairro Esperança da Comunidade, zona Leste de Porto Velho, estão preocupados com a constância das pancadas de chuvas que vem ocorrendo neste período do ano, pois a rua está abandonada há seis meses, de acordo com a moradora Maria de Lurdes Ferreira Mendes, que se encontra apreensiva com a situação crítica do local.
Maria de Lurdes é uma das moradoras que ficou isolada por uma vala feita em frente à sua casa pela Prefeitura e que deixou um espaço delimitado de aproximadamente 50 centímetros entre a parede e o buraco, onde deveria ter sido feito a canalização para o escoamento do esgoto – obra essa parada. No entanto funcionários da Prefeitura de Porto Velho compareceram ao local semana passada e fizeram uma “gambiarra”, para que a casa de Maria de Lurdes não desmoronasse. A “gambiarra” é feita com paus que estão fincados no solo do canal e uma lona que, teoricamente, deve segurar qualquer deslizamento do barranco. A moradora disse que foi informada pelos funcionários que essa “armação” irá sustentar o terreno até o momento do retorno das obras.
A empresa contratada estava fazendo a obra sob o custo de R$ 2.212,203.61 (dois milhões, duzentos e doze mil, duzentos e três reais e sessenta e um centavos), que, segundo o projeto original, seria para urbanizar, drenar e pavimentar a rua do local, mas com a paralisação da obra acabou se transformando em um pesadelo para muitos moradores da rua. Segundo alguns deles a cada chuva uma parte da “vala” vai desmoronando, com isso muitos não dormem quando os temporais surgem, pois tem medo de que suas casas acabem desabando.
LIXO ACUMULADO E CONTAMINAÇÃO
Outro problema que vem atingindo aquele setor da capital diz respeito a coleta de lixo. De acordo com o morador Lorivaldo Oliveira, a coleta na rua está praticamente parada, pois o caminhão de lixo não consegue chegar nas casas devido aos buracos causados pela obra parada, com isso os desejos permanecem em frente as residências e vão se acumulando com o passar dos dias, tornando o local cada vez mais insalubre para quem mora.
Outro detalhe que vem contrariando aquela comunidade é em relação a água parada do canal que se encontra aberto, pois o acúmulo da água trazida pelas chuvas, junto com o esgoto, tem tornado o local um grande logradouro para a infestação de mosquitos, fazendo com que as pessoas corram o risco de serem infectadas pelo vírus da dengue.
Outro perigo que ronda pelas casas dos moradores são os ratos, onde segundo Lorivaldo, estão parecendo por toda região como “praga”. “Pois nem ratoeira está dando conta de matar os bichos de tão grande que são”, disse o morador.
Com o aumento da população de roedores no bairro o aumento do risco de contaminação pela leptospirose é muito grande. A doença é comum em locais onde o acúmulo de água é constante, assim como o lixo, e com os ratos o perigo aumenta, pois a urina é a principal causadora da transmissão da doença infecciosa.
A reportagem do Rondoniaovivo.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Porto Velho ainda no fim do mês passado (novembro), porém foi informada que a obra da rua Cristiane foi paralisada por causa de falhas técnicas e que um novo projeto estava sendo elaborado para a rua, mas, informaram que em breve as obras seriam retomadas, sem estimar uma data precisa.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS