Redes de computadores zumbis desafiam especialistas em segurança

'Botnets' podem contaminar máquina desprotegida em até cinco minutos. Pragas chegam a instalar software para eliminar vírus concorrentes.

Redes de computadores zumbis desafiam especialistas em segurança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Num quarto sem janelas no campus da Microsoft em Redmond (Washington, EUA), T.J. Campana, um investigador de crimes eletrônicos, conecta à internet um computador desprotegido rodando uma versão antiga do Windows XP. Em cerca de 30 segundos o computador está “tomado.”


Um programa automatizado oculto na internet assumiu remotamente o comando do PC e o transformou num “zumbi.” Esse computador e outras máquinas zumbis são então reunidos em sistemas chamados “botnets” – PCs caseiros e empresariais atados uns aos outros numa ampla corrente de cyber-robôs que coordenam programas automatizados para o envio da maioria dos spams, a busca ilegal de informações financeiras e a instalação de softwares maliciosos em ainda mais PCs.

 


Os botnets continuam sendo uma maldição da internet. “O tempo médio para infecção é de menos de cinco minutos,” disse Richie Lai, membro da Equipe de Aplicação de Segurança na Internet da Microsoft, um grupo de cerca de 20 pesquisadores e investigadores. A equipe cuida de uma ameaça que, nos últimos cinco anos, deixou de ser o passatempo de um hacker de computadores para tornar-se um negócio sombrio que ameaça a própria viabilidade comercial da internet.

 
 
 
Ninguém está seguro
Qualquer computador conectado à internet pode ser vulnerável. Executivos de segurança no computador recomendam a execução de uma variedade de programas de detecção de softwares comerciais maliciosos, como a Malicious Software Removal Tool, da Microsoft, para encontrar possíveis infecções. Os usuários também devem proteger os PCs com um firewall e instalar atualizações de segurança para sistemas operacionais e aplicativos.


Mesmo essas precauções não são garantidas. A Secunia, uma empresa de segurança em computadores, disse ter testado recentemente uma dúzia de produtos líderes em segurança de PCs e descobriu que o melhor deles detectou apenas 64 de 300 vulnerabilidades que possibilitam a instalação de softwares maliciosos num computador.

 
Os ataques de botnets agora vêm com seus próprios antivírus, permitindo que os programas assumam um computador e então removam efetivamente outros softwares maliciosos concorrentes. Campana disse que os investigadores da Microsoft ficaram impressionados recentemente ao encontrar um botnet que acionou o recurso Microsoft Windows Update após tomar conta de um computador, para defender seu servidor de uma invasão de infecções concorrentes.


Os botnets evoluíram rapidamente para dificultar a detecção. No ano passado, botnets começaram a usar uma técnica chamada fast-flux, que envolvia a geração de um grupo de endereços de internet de rápida alteração para tornar o botnet mais difícil de ser localizado e interrompido.

 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS