'Botnets' podem contaminar máquina desprotegida em até cinco minutos. Pragas chegam a instalar software para eliminar vírus concorrentes.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um programa automatizado oculto na internet assumiu remotamente o comando do PC e o transformou num “zumbi.” Esse computador e outras máquinas zumbis são então reunidos em sistemas chamados “botnets” – PCs caseiros e empresariais atados uns aos outros numa ampla corrente de cyber-robôs que coordenam programas automatizados para o envio da maioria dos spams, a busca ilegal de informações financeiras e a instalação de softwares maliciosos em ainda mais PCs.
Os botnets continuam sendo uma maldição da internet. “O tempo médio para infecção é de menos de cinco minutos,” disse Richie Lai, membro da Equipe de Aplicação de Segurança na Internet da Microsoft, um grupo de cerca de 20 pesquisadores e investigadores. A equipe cuida de uma ameaça que, nos últimos cinco anos, deixou de ser o passatempo de um hacker de computadores para tornar-se um negócio sombrio que ameaça a própria viabilidade comercial da internet.
Mesmo essas precauções não são garantidas. A Secunia, uma empresa de segurança em computadores, disse ter testado recentemente uma dúzia de produtos líderes em segurança de PCs e descobriu que o melhor deles detectou apenas 64 de 300 vulnerabilidades que possibilitam a instalação de softwares maliciosos num computador.
Os botnets evoluíram rapidamente para dificultar a detecção. No ano passado, botnets começaram a usar uma técnica chamada fast-flux, que envolvia a geração de um grupo de endereços de internet de rápida alteração para tornar o botnet mais difícil de ser localizado e interrompido.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!