Pólo calçadista de Rondônia abre inscrições para segunda turma

Pólo calçadista de Rondônia abre inscrições para segunda turma

Pólo calçadista de Rondônia abre inscrições para segunda turma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, o Sebrae em Rondônia e a Escola Senai no município já vêm divulgando a abertura de uma nova turma a ser capacitada por oficinas de confecção de calçados, cujas aulas devem começar em outubro. A iniciativa tem a proposta de qualificar pessoas para trabalhar no pólo calçadista que os parceiros vêm montando na cidade. Esta será a segunda turma a ser preparada – a primeira, com 29 pessoas, começou a ser trabalhada no início de junho concluirá sua qualificação no início de outubro. O curso tem carga horária de 350 horas-aula e vem sendo ministrado pelo consultor Edson Vitorello, do Rio Grande do Sul. A proposta de construção do pólo calçadista de Ariquemes, articulado ainda em 2006 e lançado em junho último, é que, até o final deste ano, mais de 80 pessoas sejam qualificadas na confecção de calçados. Mas a realização dos cursos não se limita à formação de mão-de-obra para buscar emprego. Sua proposta é que, depois de formadas, as pessoas possam criar seu próprio negócio e elas, sim, gerarem empregos, investir em nova mão-de-obra e contribuir para o crescimento da economia local. Amostras de alguns tipos de calçados já estão prontas e estimulam os participantes do curso a produzir ainda mais em função da qualidade alcançada. O trabalho vem sendo feito no sentido de que os alunos não apenas tenham conhecimento e aprendizagem técnica, mas maior entendimento do setor de calçados e da cadeia produtiva da pecuária das regiões sul e sudeste do país. A proposta também inclui, além da formação de mão-de-obra, oportunidades de desenvolvimento de negócios já que “não se pode desconhecer o potencial de mercado regional, incluindo os Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, que gira em torno de 12 milhões de pares de calçados por ano, atualmente todos importados diretamente das regiões sudeste e sul”, diz Antônio Carlos Alberti, membro do Instituto Rondônia de Alternativas de Desenvolvimento (Irad). Participam da construção do pólo calçadista de Ariquemes a Associação Comercial e Industrial, prefeitura municipal, Senai (responsável pela capacitação dos alunos) e Sebrae, além do Irad.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS