Estamos vivendo um momento, meus amigos, em que o Brasil inteiro está discutindo meios de aumentar a geração de energia. Isto é, de energia elétrica limpa, sem agressão ao meio ambiente e sem gerar poluição. O nosso planeta exige, de todos nós, um novo comportamento, com mudanças de hábito e atitude responsáveis.
E isso é a mais pura verdade. Em Rondônia, por exemplo, deverão ser construídas as usinas do Rio Madeira. O governo federal resolveu construir também, a usina nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. Por que todo esse esforço? Para não faltar energia elétrica para a indústria, o comércio, os setores de serviços e para as nossas casas. Tanto na cidade quanto no campo.
É por essa razão que a Ceron tem a maior preocupação em conscientizar os seus clientes que, economizar energia elétrica, é de fundamental importância para que continuemos a gozar desse bem valioso. Conhecem aquele ditado que diz "quem guarda tem?" Pois é. Se usarmos a nossa energia de forma correta, economizando, ela não vai faltar.
E não é só isso. Quando você economiza energia elétrica, na verdade você também está economizando dinheiro. Dinheiro que você pode utilizar para pagar uma prestação, um tênis novo para o filho ou comprar um bem que você está precisando. Além disso, pagar uma conta de consumo de energia elétrica menor no final do mês é sempre melhor do que uma maior.
Para que isso aconteça, mude os hábitos de sua família. Conversem, discutam, gerem uma nova consciência dentro de casa. Não deixe luz acesa onde não tem ninguém. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes. No verão, use o chuveiro elétrico no item "verão". E quando for ensaboar-se, desligue o chuveiro. Ensine as crianças a só manter os aparelhos de lazer - dvd, tv, vídeo game e som - ligados quando estiverem utilizando. Saiu da sala, desligue.
São essas atitudes que se chamam "mudança de hábito", mudança responsável, atitude de quem sabe que, se não economizar, vai faltar. E toda mercadoria que falta, todos nós sabemos disso, fica mais cara.
Tem muitas coisas que você pode fazer. Quer exemplos? Então anote aí. Mande limpar periodicamente os aparelhos de ar-condicionado. Sujos, eles gastam mais energia e produzem menos. Mande limpar os ventiladores, não deixe as crianças ficar na frente da geladeira "namorando" o que tem dentro. Além de evitar uma gripe ou algo mais sério, economiza energia.
Veja bem: se você recebe visitas, naturalmente haverá mais uso do chuveiro elétrico, dos aparelhos domésticos eletrônicos, e mais ambientes da casa com luz acesa até mais tarde. Os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores trabalharão mais tempo e assim por diante. Então, não tenha dúvida: sua conta será mais alta. O que fazer?
Um bom começo é reunir a família e conversar sobre o assunto. Orientar a todos que energia custa dinheiro e que, se não houver colaboração, a conta pode se transformar num problema no final do mês. Então, que todos desliguem a luz ao sair do ambiente.
Outra boa iniciativa é juntar toda a roupa para lavar e passar de uma só vez, uma ou duas vezes por semana, de acordo com a necessidade. A geladeira e o freezer devem ser usados comedidamente. Abra-os para pegar exatamente o que você quer. Se os abrir para ficar olhando, procurando alguma coisa que nem você sabe o que é, estará gastando energia à toa e perdendo dinheiro.
Explique aos filhos e demais membros da família que não sobrecarreguem os benjamins ou "t", ligando vários aparelhos ao mesmo tempo. Além de representar um consumo extra de energia elétrica, pode ocasionar acidentes desagradáveis com conseqüências imprevisíveis. E piorar ainda a saúde do bolso e da vida.
Nas férias, com visitas de amigos dos filhos em casa, a cozinha é sempre o lugar mais freqüentado. E passa o dia inteiro produzindo, além do almoço e jantar, lanches, salgados, bolos, sanduíches, etc. Só que as pessoas costumam colocar, sobre o balcão da pia, os aparelhos elétricos para estas tarefas. Ao mesmo tempo, lavam louças, vivem com as mãos molhadas e acabam deixando respingar água sobre os aparelhos. Cuidado, evite isso, alguém pode pegar um choque ou provocar acidente sério, Água e energia elétrica não combinam.
Com habilidade, você poderá passar esses conceitos de economia e segurança aos hóspedes e visitantes, e usufruir do prazer e da alegria de receber parentes, amigos e colegas dos filhos sem riscos e sem a amargura de, depois, enfrentar uma conta difícil de pagar.
Por último, que na verdade deveria ser a primeira, uma sugestão pra você guardar. Quando for comprar algum eletrodoméstico ou equipamento eletro eletrônico, exija os que tenham selo "A" do Procel além do selo do Inmetro. Estes equipamentos têm a garantia do governo e são mais econômicos. São essas atitudes que farão a diferença no final do mês. Até porque agindo assim, você economiza dinheiro e não faltará energia para ninguém. Já pensou a vida sem ela?
*
VEJA TAMBÉM:
*
ARTIGO - Aquarela do Brasil –Por Luciano Pires
*
ARTIGO: E Agora, Relaxa e Goza?: Por George Braga