O senador Jefferson Péres (PDT-AM) morreu na manhã desta sexta-feira (23), em Manaus (AM). O líder do PDT no Senado tinha 76 anos e sofreu um infarto, por volta das 6h, em sua residência.
Segundo informações da cunhada do senador, Marlinda Pereira de Souza, o Corpo de Péres será velado no Palácio Rio Negro. A família aguarda a chegada do filho mais novo do senador, Rômulo Péres, dos Estados Unidos, para começar o velório. Ainda segundo informações de Marlinda, o corpo será sepultado neste sábado (24). O horário do enterro ainda não foi divulgado.
Jefferson Péres tinha três filhos e era casado com Marlidice Péres.
O senador Jefferson Péres nasceu em 1932, na cidade de Manaus (AM). Filho de Arnoldo Carpinteiro Peres e Maria do Carmo Campelo Peres, ele se formou em Direito em 1959 e em Administração de Empresas em 1967.
Péres foi eleito vereador por duas vezes a partir de 1988 e eleito senador pela primeira vez em 1995. Filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde o inicio de 1999 e foi reeleito senador em 2002.
Em 2003, o senador se recusou a participar do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, época em que foi escolhido líder da bancada do PDT no Senado.
Jefferson Péres foi também professor e advogado. Teve uma longa carreira como vereador em Manaus, sua cidade natal. Ele ocupava vaga no Senado desde 1995 e exercia seu segundo mandato como senador.