No final da tarde desta quarta-feira (30) o governador Ivo Cassol fez uma visita de surpresa à Esplanada das Secretarias, em Porto Velho, a fim de vistoriar os trabalhos de demolição dos prédios onde até recentemente funcionavam a Secretaria de Administração, Defensoria Pública e parte das Secretarias de Finanças e Planejamento. Estas repartições públicas praticamente não funcionam mais na Esplanada, apenas alguns departamentos, e igual destino esperam as demais. No local, entre as avenidas Farquar e Presidente Dutra, serão construídos os cinco prédios do futuro Centro Político Administrativo – C.P.A., que abrigará todas as secretarias estaduais e os gabinetes do governador e vice.
Acompanhado de Valcleir Oliveira Melo, secretário regional de Porto Velho e responsável pela demolição dos prédios ainda existentes, Cassol vistoriou os trabalhos e aprovou os serviços, que estão dentro do prazo pré-estabelecido pelo Governo do Estado. O governador confirmou que no próximo dia 21 de maio fará o lançamento oficial do C.P.A., onde serão apresentados os projetos, cronograma e a maquete dos prédios. “A Esplanada está podre, caindo aos pedaços, e os servidores merecem um lugar decente para trabalhar. Além de melhorar a produtividade o contribuinte vai ser melhor atendido, e já temos o dinheiro disponível para a obra”, declarou Cassol.
Reaproveitar tudo que for possível
Cassol determinou que seja reaproveitado tudo que for possível: portas, janelas, forros, canaletas, fios, luminárias e canos. Enquanto o C.P.A. não estiver concluído, as secretarias irão funcionar em outros prédios, alguns alugados, e outros que precisarão ser reformados para abrigar a administração. “Todo o material em boas condições que reaproveitarmos será economizado dos cofres públicos, e o que não for usado agora será guardado para eventuais reformas futuras”, explicou Cassol, ao final da vistoria, no início da noite.
Nesta quinta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, o governador viaja a Ouro Preto D’Oeste, no interior do estado, onde lança um conjunto habitacional e inaugura uma fábrica de calçados industriais. À tarde estará em Espigão D’Oeste onde, no estádio municipal, entrega tanques de resfriamento de leite, uniformes esportivos para equipes que disputarão o campeonato de futebol local e joga uma partida de futebol entre as equipes da Governadoria e Veteranos de Espigão.