A Agência Nacional de Águas (ANA) realizou nesta semana, uma reunião no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para tratar sobre o Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Amazônica, afluentes da margem direita.
O Estudo tem como objetivo estabelecer critérios de utilização dos recursos hídricos e manter a qualidade e a quantidade de água para as gerações atual e futura.
De acordo com Crisliane Aparecida Pereira dos Santos, engenheira agrônoma, responsável pelo setor de Recursos Hídricos da Sedam, nesse primeiro momento, os especialista da ANA estão traçando um diagnóstico ambiental da margem direita do rio Amazonas, com base na dinâmica e desenvolvimento das respectivas regiões.
O plano será construído por meio de troca de experiências com informações disponíveis sobre a gestão hídrica realizadas pelos estados e servirá de referência para o governo de Rondônia elaborar o Plano Estadual de Recursos Hídricos.
O plano, de acordo com a engenheira, será considerado um documento guia, tendo como objetivo orientar as decisões do governo e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, além de possibilitar a criação de programas que possibilitem o equilíbrio entre a demanda e a disponibilidade hídrica.