Missão Amazônia: Ji-Paraná sediará projeto desenvolvido pela PUCRS

Missão Amazônia: Ji-Paraná sediará projeto desenvolvido pela PUCRS

Missão Amazônia: Ji-Paraná sediará projeto desenvolvido pela PUCRS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Segundo informações da comunidade religiosa Irmãos Maristas de Ji-Paraná chegam nesta quarta-feira (10) um grupo de acadêmicos e professores da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) na cidade para dar continuidade ao Projeto Missão Amazônia, iniciado no ano passado. Segundo o portal da PUCRS, o objetivo desta atividade é viabilizar a participação dos docentes, educandos e voluntários que fazem parte de da Avesol (Associação do Voluntariado e da Solidariedade) como agentes atuantes no processo de desenvolvimento e fortalecimento da cidadania dos povos indígenas da região amazônica. *O projeto Missão Amazônia é organizado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, quer colocar a serviço da comunidade local os conhecimentos adquiridos e experiências de solidariedade, oportunizando às comunidades ribeirinhas e populações indígenas do Igarapé Lourdes [fora de sua área tradicional, com extensão geográfica de 185.534 há., homologada pelo Decreto 88.609/83] alternativas para a melhoria das condições de vida, através de oficinas e capacitações, elaboradas a partir dos dados coletados e analisados pelos componentes da Missão Amazônia I. • O grupo de 16 acadêmicos e dois professores se alojaram na paróquia local, desenvolvendo ações baseadas no diagnóstico de 2006, que oportunizem às populações ribeirinhas de Ji-Paraná e indígenas tribos Arara, Zoró e Gavião, um crescimento nas relações sociais, espirituais, de saúde e de direito de cidadãos. • *As atividades *Os missionários realizarão contatos com lideranças e autoridades da cidade; visitas às famílias de dois bairros locais e à população indígena e ribeirinha; ações missionárias junto a populações ribeirinhas, com oficinas de temas como Auto-estima e ações afetivas no dia a dia, direcionadas a idosos, jovens e professores do ensino fundamental; Parcerias inovadoras e geração de renda para lideranças comunitárias e indígenas; Questões ambientais e ações de educação em saúde (potabilidade da água, vetores e doenças endêmicas) para jovens, adultos e agentes comunitários; Espiritualidade e relações familiares, direcionada a jovens, idosos e adultos; saúde bucal para crianças; nutrição para mulheres e idosas e a oficina sobre facilitadores da comunicação. Haverá também celebração eucarística com a comunidade local e visita às aldeias - Zoró, Gavião e Arara, reunindo-se com lideranças e visitando às escolas, além de sugerir ações de geração de renda para as tribos. *Os alunos foram capacitados durante cerca de dois meses por integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígena (NEPCI) presidido pelo Prof. Dr. Ir. Édson Hüttner, voluntários da Avesol, Centro de Pastoral da PUCRS e treinamento fundamentado nas capacitações do Programa Universidade Solidária (UniSol). *A missão dos acadêmicos e professores acontecerá no período de oito (saída do RS) até 28 de janeiro de 2007. *Acompanhe as atividades do Projeto no link: http://www.pucrs.br/pastoral/missionaria
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS