A escola estadual João Bento da Costa, em Porto Velho, destacou-se novamente na primeira fase do Vestibular 2008 da Universidade Federal de Rondônia (Unir), cujo resultado foi divulgado na última semana. De acordo com o diretor Suamy Lacerda, pelo menos 163 alunos passaram para a segunda fase do processo seletivo, 21 a mais que no ano passado. Do total de estudantes, 15 estão disputando vagas para o curso de direito, o segundo mais concorrido da instituição de ensino superior.
Suamy Lacerda revelou que foram aprovados alunos para todos os cursos, à exceção do de medicina, que no último vestibular teve um aprovado. “A João Bento da Costa é hoje uma referência para o Estado, o que nos deixa orgulhosos”, afirmou Suamy Lacerda.
O diretor Suamy ainda enumerou outros resultados que colocaram a escola em evidência este ano, a exemplo da 2ª Olimpíada Estadual de Química, promovida pela Unir e a Universidade Federal do Ceará (UFCE), que garantiu 10 medalhas (uma de ouro, duas de prata e sete de bronze) e a classificação à fase nacional; o Desafio do Fantástico, uma realização da Rede Globo e a Universidade Fluminenses, em que a escola ficou em 6º lugar, na classificação geral, com a 3ª melhor redação do País; e o 1º Festival de Poesia realizado recentemente pela Academia Rondoniense de Poesia, quando foram apresentadas 20 poesias de autores diferentes tratando da questão ambiental.
No esporte, conforme Lacerda, a escola João Bento da Costa conquistou o 2ª colocação nos Jogos Estudantis de Porto Velho, cuja premiação foi entregue nessa quarta-feira (28) pela Prefeitura da Capital; enquanto um atleta obteve medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em Manaus; e a natação mostrou excelente desempenho no festival realizado no dia 10 deste mês. “Em breve estaremos divulgando o resultado do tênis, cujas aulas começamos a desenvolver recentemente”, adiantou o diretor.