Colaboradores do Centro Técnico e Operacional do Sipam, de Porto Velho, participaram de uma palestra, realizada hoje (23), às 9 horas, pelo reitor da Universidade Federal de Rondônia, Ene Glória, sobre o Programa Piatam-Oeste, que visa inserir a Universidade Federal de Rondônia e a Universidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, na rede de excelência em pesquisa da Amazônia. *O programa também vai monitorar as atividades da indústria do Petróleo e Gás na área de influência do gasoduto Urucu-Porto Velho, atuar na geração de informações científicas no campo das ciências naturais, sociais aplicadas, modelagem ambiental e biologia molecular.
*Durante sua palestra, Ene Glória, explicou aos técnicos do Sipam que o Programa Piatam-Oeste será executado pela Unir, em parceria com a Petrobrás. Ele disse ainda que o Piatam Oeste é um programa de pesquisa socioambiental constituído no modelo de gestão replicante dos projetos Piatam, da Universidade Federal do Amazonas e Piatam-Mar, da Universidade Federal do Pará.
*Segundo o gerente do Sipam, José Neumar da Silveira, através desse projeto a Unir quer criar uma interface segura e ágil para o intercâmbio de dados e análises entre o banco de dados integrado Piatam-Sipam, as instituições participantes do projeto e a indústria do petróleo; implementar a utilização de sistemas de monitoramento e modelagem ambiental através de recursos tecnológicos de última geração; e identificar ações e oportunidades para a promoção da melhoria da qualidade de vida das populações humanas, na área de atuação da indústria de petróleo e gás no Amazonas.
Na ocasião foram apresentadas as propostas do Workshop que será realizado pela Unir, nos dias 6, 7 e 8 de março, em Porto Velho, para dar início ao lançamento das atividades do Programa, assim como discutir as potencialidades de pesquisas. No evento também serão apresentadas as propostas dos grupos de pesquisas/pesquisadores da Unir e eventuais instituições parceiras.