SEGURO:Aprenda a limpar o camarão em 7 passos simples

Limpar camarão não é a melhor coisa para se fazer no mundo, mas é bem necessário

SEGURO:Aprenda a limpar o camarão em 7 passos simples

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A limpeza e o preparo de camarões crus ou cozidos envolvem basicamente os mesmos procedimentos.

 

Quando você comprar camarão, pergunte se eles limpam, se eles limparem, já é meio caminho andado. Digo meio caminho, porque eles nunca limpam direitinho, então você vai ter que completar o trabalho.

 

1 - Verifique se o camarão está fresco

 

Todos os camarões armazenados devem ser mantidos refrigerados em temperaturas entre 0 °C e 3 °C. Os camarões crus devem ser consumidos dentro de 48 horas após a compra, enquanto os cozidos devem ser consumidos dentro dos próximos cinco a sete dias. Quando congelados, os camarões normalmente duram cinco ou seis meses.

 

O camarão cozido deve ser firme, apresentar uma cor branca rosada, e não deve exalar um cheiro forte de peixe. Alguns camarões cozidos são servidos com a cabeça, as pernas, a carapaça e a casca, enquanto outros são servidos com alguma combinação das partes mencionadas.

 

O camarão cru deve ser firme, semitransparente e um pouco brilhante, sem qualquer odor perceptível. Quando cru, o camarão geralmente é servido com as pernas, a casca e a cabeça.Antes de limpar e tirar a tripa dos camarões, sejam eles congelados, cozidos ou crus, você deve deixá-los descongelar durante a noite. Também é possível descongelar os camarões em uma tigela de água fria na pia. Isso apenas levará de 20 a 30 minutos.

 

2 - Enxágue o camarão

 

Coloque o camarão em um coador e lave-o bem com água fria. Durante o enxágue, inspecione o camarão atenciosamente para verificar se há sinais de que ele está estragado e descarte qualquer parte que pareça viscosa, descolorida ou com um cheiro forte de peixe.

 

Apenas enxágue e descongele o camarão na água fria, não mais quente do que a temperatura ambiente. Os camarões cozinham rapidamente. O contato com a água quente fará com que eles fiquem moles e borrachudos após o cozimento.

 

3 - Remova a cabeça

 

Prenda a cabeça entre o indicador e o polegar na parte onde ela se conecta ao corpo. Ao mesmo tempo, segure o corpo firmemente com a outra mão. Aperte a cabeça e torça-a até ela sair.

 

Nem sempre os camarões são servidos sem cabeça. Algumas pessoas preferem manter a cabeça do animal durante o cozimento para dar mais sabor. Não há problema em comê-la, embora a sensação possa ser um pouco estranha. Se a ideia de comer o camarão com a cabeça nauseá-lo, remova-a.

 

Descarte as cabeças em um saco de lixo separado e jogue-as fora rapidamente, ou elas começarão a cheirar mal. Se desejar, você também pode guardá-las para fazer caldo de frutos do mar.

 

4 - Remova as pernas do camarão

 

Após remover a cabeça do camarão, vire o corpo de barriga para cima. Segure todas as pernas firmemente com as pontas dos dedos, quebrando-as em direção à cauda e puxando-as até saírem. Elas devem sair facilmente, mas talvez você não consiga arrancar todas de uma vez. Arranque as pernas que não tenham saído individualmente.

 

5- Remova a casca

 

Esse procedimento pode ser feito de várias formas. Todas elas são eficientes, o método apenas dependerá do estado do camarão (cru ou cozido). A forma mais comum de remover a casca é começar pela parte onde as pernas foram removidas, descascando pelas laterais do camarão como se estivesse abrindo uma jaqueta.

 

Use as unhas ou uma pequena faca para começar a remover a carapaça. Empurre a unha ou a faca para fora, puxando por dentro dos segmentos do camarão. Caso prefira, você pode começar pela parte onde a cabeça foi removida, puxando a casca para baixo, em direção ao sulco das costas do camarão. Esse método também é eficiente.

 

Uma alternativa é usar a faca para cortar as costas do camarão no local onde a tripa está situada, cortando a casca para separá-la e removê-la pelas laterais posteriormente. Esse método é mais comumente utilizado em camarões crus, pois a tripa será removida de qualquer forma.

 

6 - Remova a cauda, se quiser

 

O camarão pode ser cozido com a cauda, dependendo de como preferir prepará-lo. Também não há problema em remover a cauda puxando-a. Você pode usar uma faca pequena para cortar a parte de baixo da cauda caso não esteja conseguindo retirá-la.

 

7 - Remova a tripa

 

É possível observar uma "veia" escura nas costas do camarão; trata-se do trato intestinal do crustáceo. É possível remover a tripa com uma faca pequena. Passe-a por dentro do camarão, cortando pelo sulco das costas. Apenas insira a faca o suficiente para alcançar a tripa e cortá-la.

 

Não é preciso cortar muito o camarão, apenas o suficiente para alcançar a tripa (mais ou menos na metade do crustáceo).

 

Puxe a tripa com a ponta da faca, em seguida segurando-a com os dedos e puxando-a em direção à cauda do camarão. Ela deve sair facilmente. Verifique se removeu toda a tripa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS