EMOCIONANTE: Atleta de Rondônia é contratado pelo Flamengo, do Rio; conheça a história

O jogador de basquete, Rudvan Dantas, teve como inspiração o irmão, que morreu durante treinamento no Exército, em Guajará-Mirim

EMOCIONANTE: Atleta de Rondônia é contratado pelo Flamengo, do Rio; conheça a história

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Flamengo, do Rio de Janeiro tem uma nova estrela no basquete. Trata-se de Rudvan Dantas Pardo, 18 anos, natural de Guajará-Mirim que foi contratado pelo clube carioca no início deste mês. Mas antes de chegar lá, o jovem percorreu um longo caminho marcado pela trágica morte do irmão, João Victor Dantas, além de uma breve passagem por Avaré (SP).
 
Rudvan conta que a paixão pelo basquete começou por acaso, graças ao irmão que o levou para as quadras quando tinha apenas 10 anos. No começo era brincadeira, mas aos poucos o amor pelo esporte foi crescendo. Em 2020 sua vida foi marcada pela tragédia. Seu irmão morreu horas depois de passar mal em uma instrução de campo no 6° Batalhão de Infantaria de Selva em Guajará-Mirim (RO), cidade na fronteira com a Bolívia.
 
João Victor Dantas morreu durante treinamento em Guajará-Mirim - Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal
 
Além de militar, João Victor Dantas era jogador de basquete em Guajará-Mirim, cidade onde morava com a família. De acordo com uma nota do Exército, após passar mal nos exercícios, João foi diagnosticado com hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue) e rabdomiólise (que provoca insuficiência renal). Ele chegou a ser entubado e transferido de Guajará-Mirim para Porto Velho, mas ele não resistiu e morreu na madrugada
 
Rudvan (dir) com a família, usando camisetas em homenagem ao irmão - Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal
 
Após esse episódio, e passado a pandemia, Rudvan foi morar em Porto Velho com o tio, o cinegrafista Rilmo Dantas, que conseguiu meia bolsa de estudos no Colégio Dom Bosco. E foi na escola que o jovem passou a se dedicar profissionalmente ao esporte.
 
Quando estava com 14 anos, Rudvan foi morar em Avaré (SP), para jogar no time de Cravinhos. Vídeos dele jogando viralizaram e ele foi procurado pelo Flamengo, com quem assinou contrato no início este mês e já se apresentou. Mas para chegar ao Rio de Janeiro, o jovem teve outro desafio, faltava dinheiro para comprar a passagem. Como ele tinha que se apresentar ao clube na última segunda-feira, seu tio comprou uma passagem de ônibus de Porto Velho a Cuiabá, e uma aérea de Cuiabá para o Rio. E o jovem já está jogando na categoria sub, para atletas com idade até os 23 anos.
 
Rudvan agora é atleta do Flamengo - Foto: Divulgação
 
O tio de Rudvan lamentou a falta de apoio por parte das autoridades para incentivar o esporte em Rondônia, ‘a gente teve que fazer um sacrifício financeiro grande para comprar a passagem, mas valeu a pena. Rudvan é um menino de ouro, esforçado, batalhador, e tenho certeza que será uma grande estrela’, desabafou o tio.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS