CACOAL: Fase Regional Centro dos Jogos Escolares de Rondônia segue até quarta-feira

Cerca de mil alunos/atletas disputam 17 modalidades esportivas, entre esportes individuais e coletivos.

CACOAL: Fase Regional Centro dos Jogos Escolares de Rondônia segue até quarta-feira

Foto: Secom - Governo de Rondônia

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De sexta-feira (20) até quarta-feira (25), Cacoal sedia a Fase Regional Centro dos Jogos Escolares de Rondônia nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos). Cerca de mil alunos/atletas disputam 17 modalidades esportivas, entre esportes individuais e coletivos.



“Os Jogos Escolares é um momento de valorização dos alunos, que tem no esporte um compromisso. Não é só disputar uma competição, o Joer permite ao aluno momentos de interação com outros alunos, de outras escolas e de outros municípios. É uma vivência que oportuniza  novas experiências. São alunos de 50 escolas diferentes disputando esta fase regional em Cacoal”, destacou a coordenadora regional de Educação de Cacoal, Marlene Ceconi. Os horários dos jogos e os locais das disputas estão disponíveis nos boletins do Joer.



Durante a Fase Regional Centro, alunos das escolas  públicas e privadas de Espigão D'Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, São Felipe D'Oeste, Ministro Andreazza e Cacoal disputam a chance de conquistar uma vaga para as fases estaduais do Joer. Em agosto, Cacoal sedia a Fase Estadual – Etapas Modalidades Coletivas e em outubro, o município de Vilhena recebe a Fase Estadual - Etapa Modalidades Individuais. A fase estadual da modalidade Paraolímpica acontece em Ji-Paraná, ainda neste mês.



Katrielly Piedade Cinta Larga, aluna da Escola Estadual Bernardo Guimarães, de Cacoal, foi a campeã estadual de natação em 2017, na categoria infantil. Agora, aos 15 anos, ele passa para a categoria Juvenil e pretende conquistar mais uma vez o título estadual e a oportunidade de representar Rondônia nos jogos nacionais. “Já faz oito anos que prático a natação. Comecei pela saúde, mas como tive a oportunidade de disputar o Joer, eu aproveitei e me dedico cada vez mais. Ano passado eu pude representar Rondônia em Curitiba, na etapa nacional e isso me deixou muito feliz. É uma chance enorme de nós, estudantes, nos destacarmos no esporte e viver grandes experiências”, enfatizou a atleta.

 



Do Joer para o mundo



Um grande exemplo para a fala da aluna Katrielly Cinta-Larga é a judoca cacolaense Amanda Arraes, que participou da abertura da Fase Regional carregando a tocha olímpica. Hoje, com 18 anos de idade, Amanda iniciou sua carreira como judoca nos Jogos Escolares de Rondônia, representando a Escola Estadual Paulo Freire. O Joer foi o início das conquistas de Amanda, que nesta semana se prepara para representar o Brasil na Alemanha. 

 


“Iniciei no judô há 10 anos e minhas primeiras competições foram no Joer. Tive a oportunidade de representar o meu estado de Rondônia na fase nacional e fui bi-campeã dos Jogos Escolares Brasileiro”, relembra a judoca. Mas não é só isso. Amanda Arraes tem colecionado títulos e a lista é grande. Para se ter uma ideia, apenas neste ano de 2018, a judoca rondoniense já foi campeã da 1ª etapa do Circuito Europeu, na Alemanha, conquistou a 2ª etapa na Áustria, foi ouro no Sul-Americano e bronze no Pan-America (sub-18 e sub-21), disputados na Argentina.



Amanda, que luta pelo peso até 44kg, embarca para a Alemanha nesta quarta-feira (25) onde disputará a terceira etapa do Circuito Europeu de Judô. Depois disso, a atleta já está de passagem marcada para disputar em outubro o Campeonato Mundial de Judô - sub-21, em Nassau, nas Bahamas. Nesta jovem trajetória, Amanda não só acumula títulos e medalhas, mas traz na bagagem uma lista de países visitados e grandes experiências profissionais e pessoais. “O Joer foi um dos degraus para a minha carreira como atleta. Comecei representando a minha escola, depois foi a minha cidade, o meu estado e hoje tenho a oportunidade de representar o meu país nas competições mundiais, pelos diversos cantos do planeta”, celebra.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS