Com acirrados e emocionantes pegas em cada uma principais categorias disputadas, a cidade de Theobroma foi palco no último fim de semana da 2ª Etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross. A prova prestigiada por um grande público presente na pista construída no espaço do novo parque Exposições da cidade, foi marcada por grandes e emocionantes disputas, com destaques para os pilotos Rodrigo Selhorst # 8 (Decar Auto Peças/MegaBom), e Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula 1/Expresso Cacoal) da categoria MX Especial, Além de Gabriel Aleixo # 44 (Recapiadora de Pneus Boni/Deputado Adriano Boiadeiro), Felipe Carvalho # 112, Vanderlei Júnior # 6 (Posto Mais/Ney Motos) e Alberto “Brizola” Maschio # 81 (Mala Véia), respectivos vencedores das categorias150cc, Força Livre Nacional, VX3 e VX4.
A festa patrocinada pela Prefeitura de Theobromo e sob a coordenação local de Johnson Paixão, numa realização da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR contou com as presenças de diversas autoridades entre elas o senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Marcos Rogério, diretor o Denit e DER Lúcio Mosquini, prefeito Lima e vereadores local,foi marcada por uma das mais fortes disputas na pistas, com o público presente aplaudindo a cada manobra e ultrapassagem dos pilotos. Além de toda estrutura montada no local para oferecer conforto e comodidade ao público e pilotos, a dedicação e profissionalismo da equipe técnica da FMR contribuiu para o sucesso do evento.
Experiente Brizola é o mais rápido na VX4
Uma das maiores referencias do motociclismo de Rondônia, o veterano Alberto Maschio, o “Brizola” # 8 (Mala Véia), foi o destaque da categoria MX4 para pilotos acima dos 40 anos. Na categoria que é disputada em paralelo a MX3 para pilotos com idade entre 35 e 39 anos, Brizola usou de sua experiência para fazer uma corrida técnica, numa pista de velocidade alta, mas com curvas de alto grau de dificuldades, principalmente em razão das chuvas que caíram no fim de semana. Contudo Brizola soube cadenciar o ritmo e mesmo não tendo um desempenho na primeira bateria, venceu folga a segunda, garantindo assim o ponto mais alto pódio. Amarildo “Nikima” # 2 (Nikima Motos/Ceará Motos) ficou com a segunda posição, Itanel Vitorino # 41 (Vacari Veículos/Fazenda Furna Rica) terceiro, Ariosvaldo “Ceará” # 23 (Ceará Motos/Nikima Motos) o quarto e Edenilson Passarelo # 10 (Ceará Motos), na quinta posição.
Vanderlei Júnior vence na VX3
Na categoria que mostrou um maior equilíbrio entre os participantes, o piloto Vanderlei Júnior # 6 (Posto Mais/Ney Motos), de Rolim de Moura, foi o vencedor da MX3, numa disputa bastante acirrada. Na primeira bateria, Júnior largou bem, mas logo nas primeiras voltas perdeu a liderança para Jeferson Lins # 7 (JS Cobranças/Imaral Pneus) de Espigão do Oeste, que fez uma corrida perfeita imprimindo um ritmo bastante forte para cruzar a linha de chegada em primeiro, com larga vantagem sobre os demais. Na segunda bateria, Vanderlei Júnior voltou a largar na ponto, mas desta vez soube cadenciar o ritmo, e mesmo pendendo a ponta para o veterano Brizola, ainda garantiu a primeira colocação na sua categorias, com Agnaldo Feliciano “Piriquito” # 5 (Nikima Motos/Ceará Motos) em segundo, Jeferson Lins em terceiro e os jaruenses Gerson de Oliveira# 83 ( Nikima Motos/Graúna Sport) e Donizete de Vitto # 15 (Casa & Cia/Nikima Motos) completando as cinco primeiras colocações.
Gabriel Aleixo absoluto na disputa da 150cc
Fazendo uma grande temporada, o jovem Gabriel Aleixo # 44 (Deputado Adriano Boiadeiro/Mala Véia), da cidade de Cacoal, uma das grandes revelações do motoclismo de Rondônia, mostrou que tem grande potencial ainda ser explorado. O dedicado aluno do experiente “Brizola” mais uma vez deu show na pista, andando num ritmo bastante forte e vencendo com folga as duas baterias da categoria 150cc. Apesar de participar de outras duas categorias mais fortes na prova (Força Livre e MX Especial) Gabriel “Malinha Nova” sobrou na pista. Depois de gravar os melhores tempos nos treinos livres e warm-up, o jovem piloto foi para a prova com a mesma vontade, largando na frente e vencendo as duas baterias de ponta a ponta. Juliano Correa,o “Ligeirinho” # 22 (Construmaq/Ziron Mot.), de Espigão do Oeste foi o segundo colocado, com Wesle Mendonça # 55 (Maringa Bombas/Implamq), de Ji-Paraná na terceira posição. Luiz de Lima # 88 (Lorrane Motos/São Belh.), de Colorado do Oeste chegou em quarto e Evandro Bento # 680 (MotoFlex/CandangoPr.), de Ji-Paraná foi o quinto colocado.
Felipe Carvalho vence duelo na Força Livre
Em mais uma prova forte, a disputa da categoria Força Livre Nacional foi marcada por um duelo forte, principalmente entre os pilotos Gabriel Aleixo # 44, de Cacoal e Felipe carvalho # 112, de Rolim de Moura. Na primeira bateria, o pega foi grande, com Gabrielzinho largando bem e fazendo uma corrida brilhante, segurando a pressão imposta pelo aguerrido Felipe Carvalho, que não conseguiu tirar passar o adversário. Já para a segunda bateria, logo na largada, Gabriel acabou perdendo posições, enquanto Felipe soube explorar o melhor traçado para ganhar a liderança e com a experiência de outras temporadas, manter-se na ponta da fila para cruzar em primeiro e garantir o lugar mais alto do pódio. Gabriel Aleixo ficou com a segunda posição, enquanto Leonardo Santini # 21 (Alucal Blindex/Moto SP), de Cacoal, outra boa surpresa da prova, chegou em terceiro. Gabriel Caian # 13 (Amazonas Veículos/Posto),que retorna as pistas após bom tempo afastado, ficou em quarto, em Marcos Mayer # 115 (Alucal/Global Terraplenagem), de Cacoal em quinto.
Na experiência, Rodrigo vence VX Especial
Principal categoria implantada no Velocross nas últimas temporadas, a VX2 Espacial para motos importadas, e disputada por pilotos do Motocross, foi também a que proporcionou a mais acirrada disputa na pista de Theobroma. Num duelo ferrenho envolvendo o campeão Rondoniense Rodrigo Selhorst # 8 (DecarMegaBom), e o destemido Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula 1/Expresso Cacoal), ambos da cidade de Cacoal, a prova levantou o publico nas arquibancadas, com os dois pilotos andando no limite. Acelerando forte, Vitim largou na ponta na primeira bateria, enquanto Rodrigo acabou perdendo o traçado ainda nas primeiras curvas e ficando em último. Selhorst voltou para o corrida de recuperação, mas em seguida,quando já se aproximava dos primeiros, acabou atrapalhado na curva, caindo e perdendo de vez contato com o líder Victor Carlos, que disparou na ponta atéa bandeirada final. Rodrigo ainda conseguiu se recuperar e terminar a bateria na vice liderança. Para a segunda bateria, Vitim voltou a largar na frente, mas desta feita Rodrigo saiu na sua cola. Os dois fizeram uma disputa das mais fortes, com Rodrigo pressionando muito e Vitim segurando a liderança. Porém faltando quatro voltas para o final, Vitim perde o traçado e cai.Rodrigo assume a ponta cruza a linha de chegada em primeiro, garantindo assim a primeira colocação na prova.
A segunda Etapa do Campeonato Estadual de Velocross 2013, foi mais uma realização e coordenação da Federação de Motociclismo de Rondônia -FMR em parceria comJohnson Paixão, Prefeitura de Theobroma, Governo de Rondônia e Honda do Brasil. Apoio senador Valdir Raupp, deputado federal Moreira Mendes, deputados estaduais Luizinho Goebel, Glaucione Rodrigues, Valdivino Tucura, Edson Martins, Neodi Carlos, Maurão de Carvalho, Jean Oliveira e Kaká Mendonça.
Resultado geral da 2ª Etapa do Estadual de Velocross 2013 - Theobroma
VX4
1º - # 12 – Alberto “Brizola” Maschio – Pimenta Bueno
2º - # 2 – Amarildo “Nikima” José – Espigão do Oeste
3 º - 41 – Itanel Vitorino – Espigão do Oeste
4º - # 23 – Ariosvaldo Perez “Ceará” - Espigão
5º - # 10 – Edenilson Passarelo – Monte Negro
VX3
1º - # 6 – Vanderlei Júnior – Rolim de Moura
2º - # # 5 – Aguinaldo Feliciano – Espigão do Oeste
3 º - # 07 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste
4º - # 83 – Gerson de Oliveira - Jaru
5º - # 15 Donizete de Victo -Jaru
150cc
1º - # 44 – Gabriel Aleixo - Cacoal
2º - # 22 - Juliano “Ligeirinho” – Espigão do Oeste
3 º - # 55 – Wesley Mendonça – Ji-Paraná
4º - # 88 – Luiz de Lima – Colorado do Oeste
5º - # 680 – Evandro Bento – Ji-Paraná
Força Livre Nacional
1º - # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
2º - # 44 – Gabriel Aleixo - Cacoal
3 º - # 21 – Leonardo Santini - Cacoal
4º - # 153 –Gabriel Caian - Jaru
5º - # 115 – Marcos Mayer- Cacoal
VX Especial
1º - # 8 – Rodrigo Selhorst - Cacoal
2º - # 4 –Victor Carlos - Cacoal
3 º - # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno
4º - # 5 - Evanildo Gonçalves – Cacoall
5º - # 14 – Fábio Moura - Cacoal