Quatro atletas de Rondônia fizeram parte da seleção brasileira que participou do 4º Campeonato Mundial de Karatê para Crianças, Cadetes e Juniores, realizado durante o período de 10 a 14 de outubro, na cidade de Novi Sad – Sérvia. São eles: Vitor Eduardo dos Santos Prado, de Ariquemes (representante da Federação Rondoniense de Karatê Inter estilos – FERKI) e os irmãos Adaliel Gustavo Sastre da Silva e Rhayssa Natasha Sastre da Silva, de Vilhena, e Wesley Paim, de Ji-Paraná (representantes da Federação Estadual de Karatê Inter estilos de Rondônia – FEKIR).
Foram 04 dias de competição entre mais de 1700 atletas de alto nível técnico, vindos de mais de 20 países de todo o mundo. Com uma seleção composta por 28 atletas, o Brasil conquistou o 5º lugar na colocação geral, com 06 medalhas de ouro, 03 de prata e 04 de bronze.
Competindo na categoria Children A (06 a 08 anos, faixa branca a laranja), o atleta Vitor Eduardo conquistou o terceiro lugar na modalidade kumitê (luta), disputando com 88 atletas de todo o mundo.
A seleção brasileira contou com a orientação dos técnicos Mário Kanashiro, de Goiás, e Walter Takashi, de Rondônia.
“O evento teve um nível técnico altíssimo. Tivemos de nos adaptar às regras internacionais, o que dificultou um pouco o rendimento de nossos atletas. Apesar das dificuldades, o Brasil foi muito bem, e os atletas de Rondônia fizeram bonito neste campeonato. É muito importante que as empresas e órgãos públicos acreditem no potencial de nossos atletas, incentivando-os a competir. A conquista dessa medalha de bronze mostra que temos atletas de ponta capazes de competir de igual para igual com os melhores do mundo. Só é preciso acreditar neles”, conclui Walter Takashi.