SÚMULA ESPORTIVA - por Gilso Oliveira

SÚMULA ESPORTIVA - por Gilso Oliveira

SÚMULA ESPORTIVA - por Gilso Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

BOA SURPRESA Apontado como 'azarão' da final da Copa América, o Brasil cumpriu sua melhor apresentação no torneio e deu alegrias ao torcedor com uma vitória incontestável sobre a maior rival, Argentina. O time canarinho fez desabar o decantado favoritismo da então invicta Argentina na decisão do titulo da Copa América, surpreendendo muita gente no estádio Pachencho Romero, em Maracaibo, na Venezuela e a milhões de telespectadores que assistiram pela televisão. A vitória por 3 a 0 foi construída com a melhor atuação no torneio, graças à união, vontade e raça diante de um time que parecia ter entrado em campo já cantando de campeão. DETERMINAÇÃO Vale aqui repetir um velho chavão de que o futebol é uma eterna caixinha de surpresas. Do jeito que o Brasil vinha vencendo, aos trancos e na sorte, sem convencer e um futebol de quinta categoria, as bolsas de apostas inclinavam para os lados portenhos. E futebol tem inimagináveis surpresas. Na decisão de ontem, até o inseguro goleiro Doni apareceu bem no jogo. Robinho, ao contrário, foi uma lástima, a pior figura em campo destoando do restante do time brasileiro que jogou com aplicação, forte marcação e espírito de equipe. Foi um dia em que praticamente tudo deu certo para o Brasil. No jogo valeu a determinação brasileira, cujo resultado obtido os argentinos vão demorar muito para esquecer! "FAVORITA " A Argentina entrou em campo pisando em casca de ovo, apontada como favorita. A sua campanha vinha sendo construída só de vitórias e um futebol vistoso, ao contrário do Brasil que balançou contra o Chile e decidiu sua sorte em penalidades. Mas, quem morre de vésperas é peru. Apontar favoritismo em futebol por antecipação, especialmente quando se trata de decisão envolvendo seleções parelhas, é complicado. É justamente ali onde se instala o clima do já ganhou por mais que se tente disfarçar. A goleada de 3 a 0 traz à tona essa grande lição da humildade contra a soberba, repetindo a história da última Copa América. Pode ser que agora os argentinos aprendam. E AGORA? Como lembrou o colega Rodrigo Araújo, essa conquista pode ter um lado enganoso, da ilusão. Inacreditável um time com Doni, os desconhecidos Fernando e Afonso, e sem uma referência de goleador na frente, consiga superar-se numa final e levantar o titulo. O Brasil, em verdade, só jogou bem na final. A interrogação é se Dunga deve ou não ser oficializado técnico do Brasil? A conquista da Copa América, com um bando de desconhecidos, fortaleceu-o para o Mundial de 2010. Vão ter de engoli-lo. Muito embora vale lembrar que há 16 anos a Argentina não vence o Brasil. Um freguês de caderno e tanto. E diz a lenda: um raio não cai no mesmo lugar por mais de uma vez.
### R Á P I D A S ###
No Campeonato Brasileiro da Série B, um time não tem meio termo. Ou seja, não empata. É o Vitória da Bahia ***Após doze rodadas completadas no emocionante campeonato, o time rubronegro chama a atenção por não haver empatado nenhum jogo. Este tem sido um segredo do sucesso do Vitória, hoje na vice-liderança. Até o momento são 7 vitórias e 5 derrotas*** Val Baiano, do Gama, com nove gols, lidera a artilharia da Série B, seguido por Joãozinho, do Vitória, com oito gols*** A 13.ª rodada começa terça-feira, com dois jogos: Ipatinga x Santo André e Portuguesa x CRB. *** Dos clubes nordestinos, o único a se dar bem na 12ª rodada foi o Vitória que venceu outro nordestino, o Fortaleza. Os demais, Ceará, CRB e Santa Cruz perderam seus jogos. Os pernambucanos jogaram fora e alagoanos e cearenses foram derrotados em casa *** Do Norte, o Clube do Remo obteve um excelente resultado ao interromper a série de bons resultados da Portuguesa, batendo por 1x0. O artilheiro do Remo, Fábio Oliveira, não jogou por força do terceiro cartão*** Na Série C, o representante de Rondônia vai mal na competição. Depois do empate em casa com o Rio Branco, a Jaruense perde em seu segundo compromisso, para o Fast Club do amazonas, por 3x1, e vê suas possibilidades de classificação irem se afastando cada vez mais *** O Rio Branco do Acre jogou duas vezes fora e empatou ambas ***Dos clubes tradicionais que disputam a Série C do Campeonato Brasileiro, novamente apenas o Bahia se deu melhor. Paysandu e Guarani empataram e continuam sem triunfar na competição *** Conquista da Copa América eleva o astral do brasileiro *** Os Jogos Pan-americanos, embora sem suas principais estrelas, também vem servindo de válvula de escape para milhões de brasileiros *** O carioca vaiou o presidente da República, Lula, na abertura. Um ato errado, mas serviu para mostrar a indignação por atos administrativos do presidente ou de sua equipe. Vaias também para os venezuelanos e bolivianos, chefiados pelas encrencas Hugo Chavez e Evo Morales, "amigos" de Lula. Sobraram apupos ainda para os americanos *** Coluna publicada simultaneamente no www.oesporteaovivo.com
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS