DECIDIDO
O partido Solidariedade já tem seu candidato para disputar o Senado em 2022. É o ex-governador Daniel Pereira. A batida do martelo aconteceu em reunião com a Executiva Nacional, em São Paulo, na semana passada.
NÃO DISPUTOU NADA EM 2018
Na eleição passada, Daniel Pereira honrou acordos políticos e se manteve no cargo de Governador até o fim do mandato, mesmo sabendo que naquele momento teria chances na disputa.
2022
Para o ano que vem, o projeto é formar uma chapa forte com bons nomes para disputar os cargos de deputado estadual e federal. Daniel é quem está encarregado de ajustar alianças e trazer novos filiados.
COMPOSIÇÃO
Pereira tem várias possibilidades de composição, algumas inclusive com quem já esteve lado a lado, como o ex-governador Confúcio Moura.
POSSIBILIDADE
É muito forte nos bastidores a costura de aliança tendo Confúcio para o Governo, Léo Moraes como vice e Daniel ao Senado. Não acredito que o ego de Moraes irá permitir isso, mas em política nada surpreende.
POSSIBILIDADE 2
Outra hipótese seria a dobradinha Confúcio e Daniel, tendo o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires como candidato à vice. Não é uma possibilidade descartada.
PSDB
Outra possibilidade, embora pequena, seria Daniel compor com Expedito Junior para Governo tendo Ieda Chaves como candidata à vice.
PSDB 2
Não é de hoje que escrevo sobre um “acordo” entre Hildon Chaves, Expedito Junior e Marcos Rogério. A questão é que o atual Senador pelo DEM pode ingressar no PL e seguir caminhos diferentes de Expedito e Hildon.
DESISTÊNCIA
Se Marcos Rogério ganhar um Ministério de Bolsonaro, deverá ficar quieto em Brasília, abrindo caminho para inúmeras possibilidades, inclusive uma costura entre Expedito, Ieda e Daniel Pereira.
CANDIDATURA
E por falar em candidaturas, o professor e analista político Herbert Lins deverá disputar uma cadeira à Câmara Federal no ano que vem. Herbert é filiado ao Avante, partido do deputado estadual Jair Montes que já lhe “intimou” para entrar na disputa.
SEBRAE EM HUMAITÁ
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, e a diretoria executiva da instituição, liderada pela superintendente Lamissse Said Cavalcanti, inauguraram o Escritório do Sebrae de Humaitá, na rua Padre José Maria Pena,2684,sala B, no bairro São Pedro.
PARCERIA
O diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Daniel Pereira, esteve presente no evento. "Nós vamos colaborar com o que o Sebrae Amazonas precisar aqui na região, porque temos excelente relacionamento com o presidente Muni e toda a diretoria. Estamos aqui para apoiar e também parabenizamos a iniciativa de ampliar às atividades em Humaitá, que está muito próximo da gente".
SOLIDIFICAÇÃO
A inciativa representa o fortalecimento dos micros e pequenos empresários da região Sul, a de maior potencial do agronegócio amazonense, com milhares de agricultores familiares.
JÁ ATUAVA
Há nove anos, o Sebrae atua em Humaitá com a analista técnica Glayvien Souza Costa, que registrou cerca de dois mil Micros Empreendedores Individuais no período ocupando a terceira posição do Estado.
ESTRATÉGIA
Humaitá conta com as BRs 319 e 230 (Transamazônica) e a hidrovia do Rio Madeira, como as forças do escoamento do agronegócio e do impulsionamento das indústrias e do comércio regional, que com os municípios de Manicoré, Lábrea, Boca do Acre e Apuí, na área de cobertura econômica e social, somam um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 1,726 bilhão e uma população de 219.602. Vale destacar que as cinco cidades têm 4.791 MEIs.
SUGERIU
Falando em Sebrae, o deputado Dr. Neidson (PMN), indicou ao governo a criação do Programa Jovem Capitalista, para promover a educação financeira e empreendedora no âmbito das escolas do Ensino Médio, estaduais, vinculadas à Seduc.
PREPARAÇÃO
De acordo com o parlamentar, a intenção é dar garantia de difusão de conhecimentos aos jovens de Rondônia formando cidadãos conscientes, e os preparando para o mercado de trabalho, independentemente da profissão que queiram exercer.
INDEPENDÊNCIA
Para o deputado, ao introduzir o jovem, desde o Ensino Médio, a temas e conceitos básicos de educação financeira e empreendedorismo, a escola contribui, gradualmente, para a futura autonomia e capacidade do aluno de melhorar seu desempenho em sua carreira profissional.
ADEQUAÇÃO
O deputado considera que, considerando o objetivo da educação, a Seduc deve adequar-se às atuais necessidades instrutivas de um emprego, incluindo o ensino de todos os temas supracitados para a melhor integração do rondoniense ao mercado de trabalho.
APROVADA
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a fabricação, a importação, o armazenamento, o transporte, a comercialização e o uso de artigos pirotécnicos, sinalizadores, balões e produtos similares.
DE RONDÔNIA
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), ao Projeto de Lei 3381/15, do Senado, com regras sobre a venda de sinalizadores náuticos. O relator analisou 24 apensados, aproveitando o conteúdo de 16 deles.
SANÇÕES
Coronel Chrisóstomo definiu ainda uma série de infrações penais e administrativas no parecer aprovado. A queima não autorizada de fogo de artifício será crime com pena de detenção de seis meses a dois anos ou multa. Já a soltura irregular de balão terá como pena a reclusão de dois a quatro anos e multa.
TRAMITAÇÃO
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.