ESPAÇO ABERTO: Hospital de Extrema pode parar atividades essenciais por falta de lavanderia

ESPAÇO ABERTO: Hospital de Extrema pode parar atividades essenciais por falta de lavanderia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

QUEIXA
 
O deputado Dr. Neidson (PMN) esteve em Extrema, distrito de Porto Velho, para uma fiscalização no hospital da localidade. O parlamentar recebeu denúncia sobre a precariedade no atendimento.
 
PROVIDÊNCIAS
 
Entre as irregularidades estaria a não renovação do contrato com a empresa responsável pela lavanderia hospitalar que já teria terminado há mais de um mês. Por causa disso, existe o risco de interrupção das cirurgias eletivas.
 
MEDIDA
 
O deputado anunciou que já protocolou um requerimento ao Governo do Estado, durante a reunião da Comissão de Saúde, na terça-feira (24), solicitando providências para que as cirurgias eletivas não sejam suspensas.
 
AVISO
 
O diretor do hospital teria alertado que, se caso o problema não for resolvido, as cirurgias vão parar, uma vez que sem lavanderia não existem como lavar a rouparia do centro cirúrgico e nem dos demais leitos de atendimento.
 
ESPERA
 
Outro problema encontrado durante a visita do deputado, foi o  aparelho de Raio-X estar há quatro meses aguardando ser instalado. A situação faz com que os pacientes que necessitem do atendimento, busquem as radiografias em Porto Velho ou em Rio Branco, no Acre.
 
OUTRO LADO
 
A Secretaria do Estado de Saúde (Sesau), iniciou a contratação de uma nova empresa para prestar serviço de lavanderia na Unidade Hospitalar Regional de Extrema. 
 
O processo se encontra na fase final, após a sua finalização, será encaminhado à Superintendência de Licitação para a publicação do edital público.
 
 
 
CENSO 2022
 
O IBGE fechou parceria com a Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital de Porto Velho para a instalação de posto de coleta de informações em Jaci Paraná. O trabalho será voltado ao Censo Demográfico da localidade.
 
ESTADUAL
 
Em todo o estado de Rondônia, o Censo Demográfico terá 57 postos de coleta, onde ficarão os agentes censitários e os recenseadores irão transmitir as informações coletadas nos domicílios.
 
INÍCIO DO ANO
 
O IBGE tem feito parcerias com instituições públicas para a instalação destes postos, que iniciarão o funcionamento a partir de fevereiro de 2022. Já a coleta de informações nos domicílios ocorrerá entre junho e agosto.
 
PONTUAIS
 
O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, disse que as parcerias institucionais são de suma importância para a realização do Censo Demográfico devido o alcance dos órgãos públicos, o que proporciona ao IBGE abranger todo o território do estado.
 
ASPECTOS
 
Para o superintendente municipal de Porto Velho, Vinicius Miguel, apoiar o Censo é fundamental para que os municípios conheçam melhor sua população, não só quanto ao número de pessoas, mas quanto aos seus aspectos socioeconômicos. Com os dados coletados no Censo, é possível construir e aplicar políticas públicas que atendam a sociedade com maior efetividade.
 
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
 
O Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) constatou, mediante pesquisa, o quanto esta área está crescendo e quanto vai demandar profissionais qualificados para atuar neste segmento tão abrangente que é o mundo cibernético.
 
POSTURA
 
Devido a importância do tema, o SENAI requalificou seu portfólio e os cursos foram atualizados para atender as exigências tecnológicas. Agora fazem parte programas sintonizados com as tecnologias mais avançadas e o SENAI Rondônia oferece alguns programas voltados para estas novidades e atualizações.
 
MESCLADO
 
Os cursos são pagos, mas no programa de gratuidade do SENAI, para 2022, alguns destes programas serão oferecidos gratuitamente. Na área da programação, o SENAI-RO oferece cursos como Fundamentos de Tecnologia da Informação, Lógica de Programação, Banco de Dados, dentre outros.
 
RECURSOS
 
O SENAI, anualmente, destina 66,66% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral para custeio, investimento e gestão, de forma a viabilizar a oferta de vagas gratuitas nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, que, na sua maioria, possuem carga horária de longa duração.
 
PERFIL
 
As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda. A situação de baixa renda do candidato participante será atestada mediante autodeclaração do postulante no ato da matrícula, redigida de próprio punho e assinada.
 
OBRA
 
O escritor Nadir Almeida, membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL), lançou ontem o livro infantil “Xande - O Indiozinho Valente”, com ilustrações de Hugo Quintana, uruguaio radicado no Brasil. É o quinto livro do escritor gaúcho a ser publicado em Vilhena, que já tem mais de 10 obras escritas.
 
 
 
RELATO  
 
Nadir explica que a história foi contada a ele, há mais de 50 anos,  por indígenas Nambiquara. Parte do que está no livro é baseado em fatos e parte é mitologia. 
 
 
ENREDO
 
Xande, um indiozinho valente e rebelde, se encontra com o personagem folclórico Pé de Garrafa. “Quem ler vai descobrir uma parte da história da Amazônia, suas lendas e costumes”, explica Nadir.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS