Expedito vem pra disputa contra dois nomes fortes no cenário político: Maurão de Carvalho, do PMDB, e Acir Gurgacz, da coligação que envolve o PDT-PSB-PP-PR e que poderá contar com o PT
Foto: Marco Polo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Aconteceu hoje (Domingo, 5/08) na sede da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) em Porto Velho a convenção unificada dos partidos: PSDB, DEM e do PSD. Iniciada às 9 horas da manhã os tucanos e aliados se reuniram para oficializar o nome de Expedito Júnior na disputa ao Governo e do vereador de Porto Velho, o pastor Edésio Fernandes, do PRB, como seu vice.
Marcos Rogério, do DEM será o nome da coligação ao Senado. Entre os nomes da coligação para concorrer à cadeiras no parlamento federal, destacam-se Mariana Carvalho (PSDB) e Expedito Neto (PSD), que vão à reeleição; Lindomar Garçon, do PRB e ainda Ieda Chaves, esposa do prefeito Hildon Chaves, cuja candidatura foi anunciada há alguns dias. Outro nome que aparece é de Lucas Follador, do DEM, ra região de Ariquemes onde é vice prefeito.
O pacote de partidos, que ainda pode crescer, com a chegada de algum considerado ‘nanico’, já que as conversas continuaram durante todo o final de semana, considera que Expedito Júnior tem agora, todas as condições para ser eleito Governador.
Expedito terá pela frente pelo menos dois adversários de grande peso. Maurão de Carvalho é o candidato que mais cresce nas pesquisas. O representante do MDB vem com o aval do seu partido e quer ser Governador, depois de cinco mandatos como Deputado Estadual. E tem ainda o poderio político de Acir Gurgacz, família prorietária do grupo Eucatur e SGC, que comanda a frente de partidos o que lhe dariam suporte a disputa ao governo.
Por fora correm nomes menos conhecidos, como os do jovem Vinicius Miguel, da Rede e do coronel Marcos Rocha, que têm a seu favor apenas o fato de serem os escolhidos por Jair Bolsonaro, para concorrer em Rondônia.
INDEFINIÇÃO
Na convenção ficou definido que na corrida para Deputado Federal o PSDB, DEMOCRATAS, PSD, PRB e PATRIOTAS. Para Deputado Estadual o PSDB vem sozinho, mas ainda tenta após o término da convenção juntar forças. Para Deputado Estadual o PSB e o Democratas uniram forças. O PRB juntou-se com o Patriotas.
A preocupação do momento do PSDB é se a conta do coeficiente de votos ficar na casa dos 25 a 30 mil votos, pode complicar os planos dos Tucanos que elegeriam apenas um deputado. A tarde segue em conversações entre os partidos, como o PSB e Democratas que não aceitam essa união, tanto que já fecharam sua ata da convenção ficando assim difícil a formação de um ‘chapão’ que seria ótimo para o PSDB.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!