HISTCULT: Roda de conversa Histórico-Cultural promovida pela Unir; evento é online

Teoria Histórico-Cultural

 HISTCULT: Roda de conversa Histórico-Cultural promovida pela Unir;  evento é online

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Grupo de Pesquisa Histcult/Unir promove neste mês de agosto a 4ª Roda de Conversa Histórico-Cultural, evento anual que marca as atividades do grupo em colaboração com pesquisadores do Brasil e do exterior, que desenvolvem estudos no âmbito da Teoria Histórico-Cultural. O evento é composto por quatro encontros online.

 

A atividade iniciou nesta quinta-feira,10/8. Os próximos encontros será  dias 17, 24 e 31/08, às 14h, e contará com a participação de pesquisadores da Unir,Unesp e do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (CEDEPP). Esta edição terá também a participação especial da pesquisadora Marta Shuare, que foi orientada por Alexander Romanovich Luria - um dos fundadores de psicologia cultural-histórica - nas pesquisas que desenvolveu em Moscou e no Brasil.

 

A Roda de Conversa Histórico-Cultural surgiu no início da primeira onda da pandemia, em uma época em que o Grupo de Pesquisa ainda tentava se adaptar a uma nova dinâmica de interação, conforme explica o professor Rafael Fonseca de Castro, líder do Histcult/Unir, idealizador e organizador do evento. “Combinamos atividades de estudo com alguns colaboradores e surgiu a ideia de um evento pequeno e com maior possibilidade de diálogo entre participantes e palestrantes. As três primeiras edições tiveram uma repercussão incrível e cá estamos para a quarta, com um grupo muito especial de palestrantes convidados e temáticas relevantes para a educação brasileira, amazônica e rondoniense!”, afirma.

 

Inscrições 

 

Para manter a dinâmica de uma roda de conversa, o evento tem o limite de 50 vagas e os interessados deverão se inscrever preenchendo o formulário disponível no site do Grupo de Pesquisa Histcult (clicando aqui).

 

Os quatro encontros serão realizados pelo Google Meet e contarão com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Grupo de Pesquisa Histcult (disponível neste link), permitido, assim, que as pessoas que não conseguirem se inscrever dentro das 50 vagas e demais interessados possam acompanhar todas as atividades.

 

Os inscritos dentro do número de vagas disponíveis receberão, antecipadamente, os textos de estudo e os links das salas referentes a cada encontro, e os que comparecerem em pelo menos três encontros receberão certificado de participação.

 

Programação e público-alvo - O evento tratará de temáticas relacionadas à educação e à pesquisa educacional e psicológica, tendo como fundamentação a teoria Histórico-Cultural e como público-alvo docentes e pesquisadores da área educacional, professores da Educação Básica, bem como acadêmicos e profissionais de áreas afins.

 

As atividades ocorrerão sempre às quintas-feiras, com início às 14h (horário de Porto Velho/RO). Confira a programação completa abaixo.

 

Dia 10/8 - Prof.ª Dr.ª Flávia da Silva Ferreira Asbahr (Unesp - Bauru)
Teoria, método e pesquisa na psicologia histórico cultural

Dia 17/8 - Prof.ª Dr.ª Laura Calejón (CEDEPP)
Qualidade da educação infantil e escolarização desenvolvimentista

Dia 24/8 - Prof.ª Dr.ª Luanna Freitas Johnson (UNIR - Guajará Mirim)
Deficiência intelectual na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

Dia 31/8 - Prof.ª PhD Marta Shuare (CEDEPP)
Diferencias entre Piaget y Vygotsky: impactos en la Educación

Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site do Grupo de Pesquisa Histcult Unir, no endereço https://histcult.unir.br/pagina/exibir/19564.

 

Em caso de dúvidas ou sugestões, o contato pode ser feito diretamente com o professor Rafael Fonseca pelo email: castro@unir.br.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS