A negritude amazônica em exposição em Fortaleza

A mostra da fotógrafa Marcela Bonfim, de Porto Velho, ficará exposta a partir desta quinta,01, no Espaço Cultural da Caixa

A negritude amazônica em exposição em Fortaleza

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A rondoniense Marcela Bonfim expõe seu trabalho fotográfico “(Re)conhecendo a Amazônia Negra” no Espaço Cultural da Caixa Econômica, na praia de Iracema, em Fortaleza, a partir desta quinta-feira,01, até 23 de dezembro. As imagens mostram o olhar diferenciado de Marcela sobre a população negra da Amazônia, esquecida e marginalizada, mais especificamente da região Vale do Guaporé.


A fotografa já passou por diversas cidades do Brasil com a mostra, recebendo críticas positivas em relação ao trabalho. São 55 imagens. O acervo ilustra as diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia. Resgata, ainda, expressões de remanescentes quilombolas, afroindígenas, barbadianos e haitianos do Norte.


Marcela iniciou a produção do acervo fotográfico a partir de 2013, após visitar as comunidades quilombolas, tradicionais, indígenas e urbanas. O trabalho inclui ainda registros da identidade dos festejos religiosos no Guaporé e terreiros de religiões africanas.


Falante e de grande expressividade, Marcela tem pele e alma negra. Paulista de Jaú, formada em Economia, ela aportou na capital rondoniense em 2010.

 

Foi em meio a floresta amazônica que mergulhou na militância negra após constatar de perto a forma como eram tratados e retratados na história e no dia a dia. “Mais que fotografia, o aspecto fundamental da proposta é a crítica ao percurso da história oficial sobre a negritude brasileira”, disse.

 

Fontes:

Tribuna Ceará  e Geledes

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS