GRAFFIZÔNIA: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Nossos viadutos realmente passarão a ser mais uma atração turística de Porto Velho

GRAFFIZÔNIA: Confira a coluna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pois é, nossos viadutos depois de tanta polêmica quanto a conclusão de suas construções, agora voltam a cena, através do GRAFFIZÔNIA um Projeto da Diretoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.

 

*********

 

Tem grafiteiro de renome internacional, pintando os viadutos de Porto Velho e o negócio tá ficando muito bonito. A idéia do prefeito é transformar os logradouros, em atração turística, coisa que com certeza, será alcançada. Basta ver o portal instalado no Viaduto da Três Meio “Eu Amo PVH”.

 

*********

 

Agora com o Graffizônia com certeza , nossos viadutos realmente passarão a ser mais uma atração turística de Porto Velho.

 

**********

 

Uma das atrações desse encontro, é o grafiteiro Michael Davis que já realizou trabalhos em 17 países e 22 estados brasileiros, tendo inclusive realizado trabalho para a Porsche, uma das principais marcas de automóveis esportivos do mundo, sediada na Alemanha.

 

**********

 

O negócio é sério e de grande importância para o embelezamento da nossa cidade. Segundo a coordenação, aproximadamente 40 grafiteiros de várias regiões brasileiras, estão participando e cada um, com certeza, vai deixar sua melhor marca nas paredes dos elevados.

 

**********

 

Agora, não é porque os profissionais estão deixando nossa cidade mais bonita, que podem fazer o que querem. É necessário, quando forem pintar coisas que dizem respeito a tradição e a cultura popular do nosso povo, que procurem ouvir alguém que saiba sobre o assunto.

 

**********


Isso para evitar críticas, como as que bombaram nas redes sociais a partir da tarde de sábado, quando um grafiteiro, achando que estava homenageando a nossa cultura popular referente a brincadeira de Boi Bumbá.

 

*********

 

Grafitou no elevado do TRÊS E MEIO dois bois bumbás, até aí tudo bem. Quando a turma ligada ao folclore em Porto Velho deu por si, descobriu que o artista havia pintado o BOI CAPRICHOSO de Parintins e o BOI FLOR DO CAMPO de Guajará Mirim.

 

********

 

Aí mermão, o pau comeu. Nosso povo folclórico não tem nada contra Caprichoso e Flor do Campo, porém, eles são de outro estado e município.

 

*********

 

Se não tivéssemos BOI BUMBA em Porto Velho tava tudo bem, mas, temos vários bumbás e por isso, não aceitamos que deixem nossos grupos de lado para homenagear Boi de outras cidades que não tem a ver com a cultura de Porto Velho.

 

**********

 

Se você for a Manaus, vai ver que o manauara não admite que se valorize em seus festivais, os Bois de Parintins. Vai no Festival Folclore da Bola e fala em Garantido e Caprichoso pra te ver se a turma não de bota pra correr.

 

**********

 

Aí o artista mal informado, vem e pinta um Capricho e um Flor do Campo no terreiro do Corre Campo, Diamante Negro, Marronzinho, Manhoso, Tira Teima, Vencedor e Teimoso. Não falo de Az de Ouro porque esse não é daqui!

 

*********

 

O presidente da Federon Fernando Rocha e a presidente da Liga Guarnecer de Boi Bumbá Simone Guedes atendendo solicitação dos folcloristas de Porto Velho, postadas nos vários grupos de wattsap, entraram em contado com o pessoal da prefeitura, leia-se Gulherme Erse e Ocampo Fernandes, solicitando que fosse apagada da TESTA dos Bois Pintados no viaduto, os símbolos (Estrela) do Caprichoso e Folhas de Trevos (Flor do Campo). Prometeram aos folcloristas de Porto Velho, que ontem a tarde a correção seria providenciada.

 

***********

 

Voltando a divulgação oficial distribuída pela prefeitura de Porto Velho: “O projeto está relacionado ao ‘Parceria Verde’, que busca uma melhora no visual da cidade e, consequentemente, na qualidade de vida da população. O Município já está fazendo a gramagem na entrada da cidade e plantando árvore ao longo da BR-364 e nos viadutos”, explicou o secretário Robson Damasceno, da Secretaria Municipal de Integração (Semi).

 

 

 

Looping: Bahia Overdub

Palco Giratório de hoje
 

O Palco Giratório do Sesc entra em sua ultima semana em Rondônia, apresentando na noite desta terça feira 25, no Teatro 1 do Sesc Esplanada, o espetáculo de Dança “Looping: Bahia Overdub”, com os artistas Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA).

 

Indicado ao Prêmio Bravo! Na categoria Melhor Espetáculo de Dança e considerado pelo jornal O Globo um dos dez melhores espetáculos de dança no Rio de Janeiro em 2016. Looping: Bahia Overdub participou de importantes festivais e eventos, como Festival Panorama (RJ), Bienal Sesc de Dança (SP), Porto Alegre em Cena (RS), Cena Contemporânea (DF), IC Encontro de Artes, Festival Internacional Vivadança, FILTE, A Dança Ocupa o Porto (BA) e Plataforma LODO (Buenos Aires, Argentina).

 

 

Sinopse

 

Festa, dança e política. AS festas de largo de Salvador e suas contradições são a paisagem predominante do espetáculo, que emerge do encontro entre pensamentos sonoro pensamento coreográfico. Looping constitui um estudo do tempo: repetição e acumulação. Movimentos de tensão e distensão da cultura, através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços. Assim como nas ruas, o que está em jogo são arranjos coletivos através de uma participação estético-politica.

 

A classificação é para 18 anos.

 

As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes do início do espetáculo marcado às 20 no Teatro 1 do Sesc Esplanada.

 

 

Palco Giratório

 

Última semana tem apresentações

especiais em praças e colégios


 

A proposta do Festival Palco Giratório é proporcionar que o maior número de pessoas tenha acesso a arte. A programação é pensada, inclusive, para quem não pode se deslocar até os espaços onde acontecem as apresentações. Na última semana Festival Palco Giratório, as apresentações serão realizadas em Casas de Apoio Social como o Lar do Bebê, Hospitais e Escolas.

 

Praças das zonas sul, leste, norte e área central da cidade também recebem espetáculos especiais. O grupo Teatro Ruante apresentou no sábado (22/09), o espetáculo Cabaré do Ruante na praça do Cohab, zona sul da cidade. No domingo, a diversão foi na praça Aluízio Ferreira. Duas apresentações estão programadas para o final de semana na praça do bairro Mariana (29/09) e na praça do 04 de Janeiro (30/09).

 

 

Oficina

 

A oficina de performance – cartografia do instante: treinamento para o performer com Flávia Pinheiro (PE), encerra a programação formativa. São 25 vagas para performers, bailarinos, atores, artistas, estudantes destas disciplinas e interessados em movimento e performance. A inscrição para a oficina pode ser feita na Central de Atendimento do Sesc Esplanada.

 

 

 


 

Programação Festival Palco Giratório: 25 a 30/09/2018


 

25/09/2018 (Terça-feira)

Programação Especial – Casas de apoio

Espetáculo: Contação de Histórias

Artista convidada: Selma Tavares (RO)

Gênero: Contação de História

Indicação livre

Horário: 15h

Local: Abrigo Lar do Bebê


 

Programação Especial – Teatro nas Escolas

Espetáculo: Festa dos meus sonhos

Grupo convidado: Cia de Artes Evolução (RO)

Gênero: Teatro Infantil de corpo e bonecos

Indicação livre

Horário: 16h

Local: Escola Ely Bezerra


 

Espetáculo: Looping: Bahia Overdub

Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino

Gênero: Dança

Indicação: 18 anos – Espetáculo com público limitado em 100 pessoas

Local: Sesc Esplanada – Teatro 1

 

Endereço: Presidente Dutra, 4175 – Olaria

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS