Filme rondoniense mostra o maior festival de bois-bumbás do Brasil

Curta-metragem Balanceia foi gravado em Porto Velho e Parintins durante a última edição no festival, em junho de 2017.

Filme rondoniense mostra o maior festival de bois-bumbás do Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Folha Jovem - João Albuquerque 

Curta-metragem Balanceia foi gravado em Porto Velho e Parintins durante a última edição no festival, em junho de 2017.

Uma produção independente que promete emocionar aqueles que assistirem. Balanceia é um curta-metragem escrito pelo ator e comunicador Juraci Júnior, gravado em Parintins e na capital rondoniense. O filme mostra o momento que um viajante faz o caminho de volta para casa, de barco, depois de passar dias em Parintins.

"Decidi ir a Parintins poucas semanas antes do festival e convenci minha grande amiga e jornalista Emilli Sousa a encarar essa comigo. Ficamos impressionados com tudo que vimos ali. As pessoas vivem o boi, realmente se entregam à festa, nos recebem muito bem e, em especial, o que vi dos ribeirinhos no meio do Rio Amazonas me comoveu”, conta Juraci.

Ele relata que, ainda durante a viagem de volta, no barco, escreveu os dois textos que, em seguida, adaptou para o cinema. “O filme é uma homenagem ao povo do Amazonas", conta Juraci, que atua, assina o roteiro do filme e, também, a direção, em parceria com Thiago Oliveira, um nome de peso na publicidade local.

"Eu sempre quis trabalhar com cinema. A maneira mais próxima que encontrei de me dedicar a essa área foi fazendo filmes de casamento. Ali eu consigo falar sobre emoção e sobre o que eu acredito”, explica Thiago, que diz não ter pensado duas vezes ao receber o convite para dirigir o curta.

“Topei na hora porque eu percebi que ele [Juraci] queria dar ao público a sensação de estar lá em Parintins, estar no meio do Rio Amazonas, numa viagem de barco. É um filme muito sincero, cheio de verdade, e eu acredito nesse tipo de cinema. Mesmo sendo meu primeiro curta, fiquei confortável, porque, além de acreditar no trabalho, a equipe envolvida é muito especial pra mim", finaliza.

A supervisão do curta-metragem é de Tarcísio Lara Puiati, roteirista de novelas da Rede Globo, que se mostra encantado pelas histórias vividas na Amazônia.

"O convite para a supervisão me encheu de orgulho, porque conheci Juraci em Porto Velho, quando ele atuou no meu filme ‘Quimera’, em 2013. De lá pra cá temos feito outras coisas, como o filme ‘Cordão de Ouro’, que está em fase de montagem. Fico muito feliz, especialmente por ver que tem muita poesia envolvida no curta e muita vontade de realizar o trabalho”, diz Tarcísio.

Além disso, segundo o roteirista, é fundamental a diversidade no cinema nacional. “Eu acho que as manifestações culturais do Norte do Brasil são pouco vistas. É um Brasil que a maioria dos brasileiros não conhece. Quanto mais a gente puder mostrar a figura do nortista no cinema nacional, melhor”, declara Tarcísio, que aceitou o convite, mesmo com a agenda atribulada por conta do intenso trabalho para a próxima trama global, “Tempo de Amar”.

O curta rondoniense contou ainda com a assistência de direção da publicitária Fernanda Paiva, produção de Fábio Almeida, direção de fotografia de Rafael Oliveira e assessoria de imprensa de Folk Produções.

O filme foi inscrito no Festival de Cinema Ambiental Cineamazonia. Caso seja aprovado, será exibido em outubro, em Porto Velho. Além dessa seletiva, em breve Balanceia estará disponível para que o público confira o trabalho.

"Estamos muito felizes com o resultado e com os rumos que nosso curta pode tomar. Não posso deixar de agradecer a MAP Linhas Aéreas, em especial ao Inimar Abreu, que nos proporcionou livre acesso ao Festival, e a família da Dona Rosângela e Seu Celso que nos recebeu em sua casa em Parintins, e contribuiu para inspiração desse trabalho", finaliza Juraci.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS