Rondônia recebe arte tocantinense neste domingo

Rondônia recebe arte tocantinense neste domingo

Rondônia recebe arte tocantinense neste domingo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O espetáculo tocantinense “Do Repente”, da Lamira Companhia de Dança, tem sua estreia em Porto Velho, Capital de Rondônia, neste domingo, 22. Inspirado pelas riquezas culturais do Nordeste brasileiro, “Do Repente” é um espetáculo feito para ganhar as ruas e em Porto Velho será uma das atrações do Festival Amazônia Encena na Rua 2012 e do Seminário Amazônico de Teatro de Rua.
"Do Repente" ganhou o Prêmio Funarte Artes de Rua (Circo, Dança e Teatro) - 2011 e é um espetáculo que destaca a singularidade das criações artísticas do sertanejo, fazendo uma homenagem ao Romanceiro Popular e suas obras como os cordeis, o teatro de mamulengo, os repentes, as cantorias, obras criadas pelo poeta cantador, pelo coquista, pelo aboiador, pelo glosador, pelo cordelista, pelo mamulengueiro e outros.
    Extraída a distância entre o palco e o público, em “Do Repente” a proposta é obter mais interação com os expectadores e apresentar a arte de uma maneira mais democrática. “Queríamos levar a dança e o teatro para uma experiência de mais aproximação com o povo e, para isso, o ‘Do Repente’ saiu de espaços considerados mais elitizados, como o teatro, e foi para a rua”, explica a coordenadora geral do espetáculo, Carolina Galgane.
PREPARO
A Lamira Cia de Dança, além de manter uma extensa rotina de ensaios e preparação física, tem embasado suas obras em um amplo trabalho de pesquisa para referenciar seus espetáculos. Para montar “Do Repente”, a Cia pesquisou as diversas manifestações artíticas do nordeste, observando suas características para construir personagens, preparar figurinos, cenário, trilha sonora e até mesmo a movimentação corporal dos artistas em cena. Boa parte do trabalho se apropia da commedia dell’arte e faz uma convergência entre o universo urbano e globalizado da atualidade e o universo do Romanceiro Popular do Nordeste. O espetáculo faz uso de máscaras e, no movimento, das possibilidades articulares existentes na manipulação de títeres (marionetes).
A COMPANHIA DE DANÇA
Em atividade em Palmas desde 2010, a Lamira Cia de Dança tem em seu portifólio outros espetáculos considerados pelo público e pela crítica especializada como produtos culturais de alto nível. Entre eles está “Fela da Gaita”, que esteve recentemente em cartaz no Teatro SESC Palmas.Por utilizar uma linguagem contemporânea, Palmas-TO - sua região de origem - não é mais fronteira para as produções da Lamira. Seus espetáculos promovem a comunhão entre a companhia de dança e o público, por meio do diálogo, entendimento e compreensão das diversas formas de expressão artística aplicadas nas artes cênicas. Esse primor em suas produções contribuem, além da propagação cultural, para que a sociedade desenvolva um olhar crítico e reflexivo sobre as temáticas humanas e universais.
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral - Carolina Galgane.
Concepção, Direção e Coreografia – João Vicente.
Iluminação - Lúcio de Miranda.
Cenotécnica - Renata Oliveira, Cleiton Monteiro e Lúcio de Miranda.
Figurino – Patrícia Fregonesi.
Fotografia – Ciranda Visual.
Músicas– Lindalva e Terezinha; Os Nonatos; Mossinha de Passira e Valdir Teles; Galego Aboiador; Bem-Te-Vi e Estrela da Poesia; Dona Militana; Dedé Laurentino e Fenelor; Antônio Nóbrega.
Causo – adaptação de “Matuto Incrementado”, de Amazan.
Preparação Teatral e Maquiagem – Jhon Weiner.
Preparação Física – Eva Nery.
Elenco – Carolina Galgane, Jhon Weiner, Josely Rocha, João Vicente e Renata Oliveira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS