GT Culturas Populares

GT Culturas Populares

GT Culturas Populares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Grupo de Trabalho se reúne em Brasília para definir processo de escolha dos participantes do colegiado

Os integrantes do Grupo de Trabalho de Culturas Populares estiveram reunidos em Brasília, na última terça-feira, 19 de maio, com o gerente da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), Marcelo Manzatti, e com Marcelo Veiga, da coordenação do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), para definirem o processo de escolha dos 15 representantes que participarão do Colegiado a ser criado para o setor.

Desses 15 participantes, cinco serão ligados ao Ministério da Cultura e dez representarão organizações da sociedade civil. Para os participantes da reunião é necessário que os candidatos conheçam todo o processo que resultará na criação do Colegiado - função, missão, composição - assim como também toda a estrutura organizacional do CNPC. Estas informações serão explicados aos candidatos no momento em da inscrição.

Um outro ponto defendido pelos participantes do GT é a possibilidade de que eles também possam ser canditados ou indicados pelas instituições que representam. O principal argumento utilizado é que desse modo estaria garantida a preservação da memória, já que o processo de constituição do colegiado ocorre desde 2005. Essa proposta foi bem recebida e tudo indica que não haverá impedimentos para que esses participantes possam concorrer como candidatos.

Para o gerente da SID, a criação do Colegiado de Culturas Populares será importante, pois dará maior representatividade para o setor. “Os GT’s são estruturas de constante diálogo com o Ministério, dentro desse intenso debate que estamos decidindo aqui como será o processo de definição dos representantes que participarão do Colegiado, que será criado em novembro, na cidade de Vitória, dentro do Congresso de Folclore”, explicou Marcelo Manzatti.

Outro ponto discutido se refere ao perfil das pessoas que pleitearem fazer parte da Colegiado. Nesse sentido, ficou acertado que os candidatos devem ter visão do processo cultural, ter conhecimento de seu papel de mediador, ser um mestre reconhecido pela comunidade em que atua e ter capacidade de articulação.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS