DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nesse domingo dois grandes clássicos: “A Marca da Maldade” e “Os Pássaros” – Confira críticas

DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nesse domingo dois grandes clássicos: “A Marca da Maldade” e “Os Pássaros” – Confira críticas

DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nesse domingo dois grandes clássicos: “A Marca da Maldade” e “Os Pássaros” – Confira críticas

Foto: Divulgação

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O canal TCM (Canal 56/Sky - Via a Cabo/Canal 46) prossegue com sua programação especial intitulada: “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer”. São exibidos dois filmes por dia, sempre a partir das 22h00 (horário de Brasília) – aqui em Rondônia, em vista do horário de verão, a programação tem início às 20h00 -. Nesse domingo (14) dois grandes clássicos de dois gênios do cinema: “A Marca da Maldade”, de Orson Welles, e “Os Pássaros”, do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, são as atrações.

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 A MARCA DA MALDADE – Por Humberto Oliveira


O clássico noir A Marca da Maldade (Touch Of Evil, 1958), de Orson Welles é o primeiro filme em cartaz  deste domingo (14) na sessão “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer” no Canal TCM. Com roteiro de Welles baseado no livro homônimo de Whit Masterson, pseudônimo mais usado pela dupla Robert Wade e Bill Miller.

O inesquecível elenco de apoio, incluindo Janet Leigh como Susan Vargas, a esposa de Charlton Heston que interpreta o policial do Departamento de Narcóticos, Ramon Miguel Vargas, Akim Tamiroff como "Uncle Joe" Grandi, chefe do submundo, as participações especiais de Zsa Zsa Gabor e Marlene Dietrich como Tanya, como uma enigmática cigana, a extraordinária fotografia, a magnífica trilha sonora de Henry Mancini, fazem deste retrato excepcional da corrupção e obsessões morais, uma obra prima atemporal de Orson Welles.

Welles interpreta Hank Quinlan, um chefe de polícia desonesto que arma uma cilada para um jovem mexicano como parte de uma intricada trama criminosa. Charlton Heston é um honrado investigador mexicano de narcóticos que se choca com o intolerante Quinlan após investigar seu condenável passado. Vargas, um policial mexicano envolvido no combate ao narcotráfico e que se encontra em lua-de-mel numa pequena cidade na fronteira com o México. Ao presenciar um atentado a um cidadão americano, vê-se envolvido numa teia de corrupção e decadência comandadas pelo inspetor Quinlan.

Neste filme está contida toda a genialidade de Orson Welles, sua maneira peculiar de filmar, a maneira meticulosa como constrói as cenas, a grande quantidade de informações contidas em um enquadramento, tramas paralelas, profundidade de campo.  As cenas iniciais de A Marca da Maldade são espetaculares e talvez seja o melhor plano seqüência da historia do cinema. São vários minutos de filme sem cortes, com dezenas de personagens e várias historias acontecendo tudo simultaneamente e que se encerra com uma cena de grande violência.

A produção de A Marca da Maldade foi recheada de contratempos, que resultaram na demissão de Orson Welles e na reedição do filme de forma que ele ficasse diferente do que Welles havia planejado. Quando Orson Welles soube que A Marca da Maldade seria reeditado por ordem de seu produtor, escreveu uma carta a ele explicando como queria que o filme fosse editado.

Estas instruções foram seguidas em 1998, quando a Universal lançou uma nova versão de A Marca da Maldade, desta vez seguindo as regras estipuladas por Welles, versão com 16 minutos a mais do que a versão que foi lançada nos cinemas em 1958.

Quase trinta e quatro anos depois, Robert Altman prestou uma homenagem ao filme de Welles, ao usar um plano- seqüência de seis minutos no início de O Jogador (1992) quando Fred Ward fala com um amigo sobre a seqüência sem cortes que abre A Marca da Maldade.

Welles conta em sua biografia que certa vez fora convidado para ministrar uma palestra numa universidade. Lá chegando apenas quatro pessoas estavam na platéia, mas Welles não se intimidou e abriu assim a palestra – “Meu nome é Orson Welles, sou diretor de cinema, diretor de teatro, dramaturgo, radialista, escritor, ator, produtor. Porque eu sou tantos e vocês tão poucos?”


Humberto Oliveira, jornalista e cinéfilo, mantém o blog ALMANAQUE.

 

OS PÁSSAROS – Por Marcos Souza

Um dos mais notáveis filmes do “mestre de suspense”, o diretor Alfred Hitchcock, “Os Pássaros” (The birds/1963) é quase um disaster-movie, quando inexplicavelmente na pequena cidade litorânea de Bodega Bay, na Califórnia, uma onda maciça de pássaros de vários tipos se revoltam e atacam as pessoas, promovendo momentos de horror na comunidade.

A bela atriz Tippi Hendren (famosa também por ser a mãe da atriz Melani Griffith) é Melanie Daniels, uma moça que chega na pacata cidade em busca de um possível romance e acaba se interessando pelo solteiro Mitch Brenner (Rod Taylor), que tem uma mãe autoritária, Lydia Brenner (a atriz Jessica Tandy, que ganharia o Oscar em “Conduzindo Miss Daisy – Driving Miss Daisy/1989). O interessante nos filmes de Hitchcock são os detalhes da relação dos personagens, criando uma identificação com a platéia com as situações dramáticas, note a presença austera de Tandy ao desconfiar das intenções de Melanie em relação ao seu filho. A atriz Veronica Cartwright faz a irmã pré-adolescente de Rod Taylor, em 1979 ela se tornaria famosa no clássico da ficção “Alien, o Oitavo Passageiro”(Alien), do diretor Ridley Scott.

Mas o show é de Hitchcock em relação aos ataques dos pássaros, que culminam em seqüências brilhantes de suspense e ação, repare como ele cria toda a preparação, a expectativa e que culmina num ataque espetacular a um posto de gasolina. É um exercício de suspense com cenas incríveis, apesar dos efeitos se mostrarem datados, o horror criado pelo diretor está na forma inusitada como tudo acontece, criando um suspense constante depois do primeiro ataque dos pássaros.

O filme, na época de seu lançamento, provocou uma certa irritação por não explicar o que houve de fato para o fenômeno, deixando o final aberto. Tanto que o tradicional “The End” não aparece. Hitchcock tinha a intenção de passar para platéia a sensação de que o que acontecera era um horror sem fim.

Feito depois de um dos seus maiores sucessos, “Psicose”(Psycho/1960), “Os Pássaros” manteve o diretor no topo da bilheteria em seu tempo e recebeu uma indicação ao Oscar de Efeitos Especiais. Curiosamente o filme não tem trilha sonora, mas não estranhe se nos créditos aparecer o nome do maestro Bernard Herrman, colaborador habitual do diretor em seus melhores filmes. Herrman aparece como “Consultor de Som”.

Para variar o diretor faz a sua aparição tradicional ao sair de uma loja de animais com alguns cães. Tippi Hendren, que caíra na graça do diretor, afinal de contas além de linda era loura como outras musas suas (Grace Kelly e Kim Novak), acabaria ganhando o Globo de Ouro na categoria Atriz Promissora. Hendren voltaria no filme seguinte do mestre, “Marnie”, ao lado de Sean Connery (que já era um ator de sucesso depois de iniciado a série 007), pena que o filme fora um fracasso.

Mas, não perca, “Os Pássaros” está entre os melhores filmes do diretor.

Marcos Souza é editor-chefe do Rondoniaovivo e mantém os blogs Nada a Declarar e Transcosmopolitanationmix.

 PROGRAMAÇÃO:

 

1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h

 2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25 

3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h

4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10

5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h

6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10

7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h

8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15

9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h

10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30

11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h

12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30

13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h

14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45

15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h

16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30

17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h

18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25

19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h

20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55

21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h

22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55

23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h

24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h

25. "Três homens em conflito - O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h

26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50

27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h

28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40

29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h

30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10

31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h

32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50

33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h

34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55 

35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h

36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45 

37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h

38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h

39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h

40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15

41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h

42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40

43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h

44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45

45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h

46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45

47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h

48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15

49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h

50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10

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